Secitece comemora o 8 de Março debatendo o papel da mulher na Ciência


A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará vai comemorar o dia 08 de março, data dedicada a mulher, com a promoção “Café Debate: As Mulheres e a Ciência”. Todos os colaboradores e colaboradoras da Secitece estão convidados para, além de celebrar a data, participar de uma conversa com as professoras Dra Helena Serra Azul (médica, pesquisadora/UFC), Paula Lenz (pesquisadora/ FUNCAP/ UECE.) e Cláudia do Ó (professora e pesquisadora FIOCRUZ).

O secretário Inácio Arruda ressalta a importância da presença de todos,  nesse momento de reconhecimento da participação ativa das mulheres na construção da ciência. O “Café Debate: As Mulheres e a Ciência” acontecerá no auditório da secretaria, a partir das 9 horas.

Paula Lenz Costa Lima

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1979), mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1995) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com sanduíche na University of California, Santa Cruz-UCSC. Prof. Adjunto da UECE, tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos temas: metáfora conceitual, linguística cognitiva, linguística de corpus e psicolinguística experimental; e na área de Biotecnologia, atuando principalmente nos temas: propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Foi subcoordenadora e coordenadora do Curso de Mestrado em Linguística Aplicada de 2000 a 2004; Secretária Executiva do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (PPGB-RENORBIO), de 2006 a 2012; Secretária Executiva do PPGB-RENORBIO Ponto Focal Ceará até agosto de 2014; Gestora Administrativo da RENORBIO até agosto de 2014; Diretora Tesoureira da Sociedade Brasileira de Biotecnologia (SBBiotec) de 2009 a 2012; Coordenadora do NIT-UECE de 2012 a 2014; Diretora de Inovação da FUNCAP de agosto a dezembro de 2014. Atualmente, é professora/orientadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e do Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal e Diretora Administrativo-Financeira da FUNCAP.

Helena Serra Azul Monteiro

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1976) e doutorado em Medicina pela UNICAMP (1990). Professora Titular do Depto de Fisiologia e Farmacologia, da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Cardiovascular e renal, atuando principalmente nos seguintes temas: toxinologia, venenos, toxinas, efeitos cardiovasculares, efeitos renais. Líder do grupo de pesquisa LAFAVET (Laboratório de Farmacologia de Venenos Toxinas e Lectinas) e pesquisadora do CNPq, nível-1C com bolsa de produtividade em pesquisa, vinculada ao Depto de Fisiologia e Farmacologia da UFC e a Pós-Graduação em Farmacologia e RENORBIO. É membro efetivo da SBFTE, da Sociedade Brasileira de Toxinologia (participou da diretoria 2004-2006) e membro da International Society Toxinology (IST). Possui Intercâmbio científico com pesquisadores nacionais do Instituto Butantan, da UNESP, da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Católica de Goiás, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e através de co-orientação de doutorado sanduiche com a University of Michigan (E.U.A.), com o pesquisador Juan Calvette em Valencia, Espanha e com o Pesquisador Colin W. Taylor como co-orientador de Doutorado, na University of Cambridge, Pharmacology, Reino Unido (2017). Foi coordenadora do Programa de Pós – Graduação em Farmacologia da UFC (2007-2011) e representante dos Coordenadores de Pós Graduação da UFC, junto ao Conselho Universitário (2008-2009). Participou do Comitê Gestor do Instituto de BioMedicina do Semi-Árido Brasileiro aprovado pelo CNPq. Chefe de Departamento de Fisiologia e Farmacologia (2015-2017) e membro do Conselho Departamental da Faculdade de Medicina da UFC (2015-2017).

Claudia do Ó Pessoa

Professora Titular de Fisiologia do Departamento de Fisiologia Farmacologia da UFC e Pesquisadora Associada (Cedida ) da FIOCRUZ- Ceará. Bolsista do CNPq nível 1B. Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1992), doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e pos doutorado pela University of British Columbia (2008). Atualmente participa do Comitê de Biotecnologia CA/CNPq (2017-2020) e vice-presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Formação em Boas Práticas de Laboratório , Gestão de inovação tecnológica em Biotecnologia, Marco Legal e em Projetos. Atua em Prospecçao Tecnológica. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Professora e Pesquisadora dos Programas de Pós graduações em Farmacologia (UFC) e em Biotecnologia, da Rede Nordeste em Biotecnologia (RENORBIO-UECE). Coordenadora na Area de Recursos Naturais no Programa RENORBIO. Tem experiência nas áreas de Farmacologia, e Oncologia Experimental, com ênfase em Atividade Citotóxica, Angiogênese, Antitumoral , Genotoxicidade e Toxicidade de produtos naturais in vitro e in vivo, oriundos de plantas, animais marinho e microorganismos. Desenvolve atividade de prospecção e bioprospecção de produtos naturais e sintéticos para atividade anticâncer, utilizando ensaios automatizado : High Throughput Screening (HTS). Tem colaboração com mais 100 pesquisadores nacionais, devendo ser destacado a sua colaboração nacional com a Embrapa Agroindústria Tropical – Embrapa e internacional com Instituto Fraunhofer IME desde de 2011 (Achen- Alemanha), o Australian National University (ANU) desde de 2010 e o National Cancer Institute- USA, desde de 2001. Supervisionou acima 30 pós graduandos entre mestres e doutores, sete solicitações de depósito de patentes, acima de 240 publicações.

 

,