Maior evento de popularização do N/NE é lançado no CE


A Feira do Conhecimento 2018, o maior evento de popularização da Ciência do Norte/Nordeste, foi lançada nesta terça-feira (27/3), no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com a presença de representantes do governo, academia, setor empresarial e comunidade. Essa será a segunda edição da feira, marcada para os dias 21 a 24 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secitece, com a correalização do Instituto Centec.

Para o secretario da Secitece, Inácio Arruda, o evento deste ano vai refletir o novo momento em que vive o Ceará, com a destinação de mais recursos para CT&I a partir de 2018. “O lançamento da feira representa o diálogo com o Governo sobre a importância de se manter os investimentos na área e da convicção de que Ciência e Tecnologia podem gerar riquezas num patamar mais elevado e atrair, para o Estado, os melhores empregos e mais oportunidades para as camadas que mais precisam”.

A expectativa é receber 10 mil visitantes durante os quatro dias de evento. “O povo é louco por ciência! Mesmo em pouco tempo, organizamos a feira do ano passado e comprovamos como as pessoas se interessam pelo tema. Nesta segunda edição, teremos mais tempo para preparar e para fazer uma feira maior e melhor”, enfatizou Inácio Arruda.

Programação
A secretária executiva da Secitece, Nágyla Drumond, apresentou detalhes da programação e da estrutura do evento deste ano. “O povo tem direito de fazer Ciência e usufruir dela. Por isso, vamos realizar a Feira do Conhecimento 2018, que irá dialogar com uma temática profundamente importante para o Brasil, ‘Ciência para a redução das desigualdades’, seguindo a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, definida anualmente pelo MCTIC”.


Haverá mais espaço e a expectativa é de receber 260 expositores, que irão apresentar soluções tecnológicas para melhorar áreas fundamentais como saúde, educação, segurança, cidades, agricultura, recursos hídricos, energias renováveis, inclusão e diversidade.

A programação será totalmente gratuita e contará com palestras, oficinas, demoday, hackathon, campeonato de robótica, corrida de drones, game Jam, festival de jogos, mostra de tecnologias assistivas, estação de jogos analógicos e digitais, sessões no planetário móvel, dentre outros.

Curadores


A feira deste ano contará com a curadoria de profissionais que são referência em suas áreas de atuação. Entre os nomes já confirmados, estão Jurandir Picanço (Energias Renováveis), Vicenzo Pegado (Desenvolvimento de Jogos), Izequiel Norões (Games), Anaxágoras Girão (Tecnologias Assistivas), Helena Serra Azul (Saúde), José Borzacchiello (Cidades), Luma Oliveira (Inclusão e diversidade), Manuel Muniz (Hackathon) e Josete Sales (Educação).

Reserva de espaços


Empresas e demais instituições interessadas em expor na feira poderão ter mais detalhes sobre os espaços disponíveis e as cotas de patrocínio no site do evento: www.sct.ce.gov.br/feiradoconhecimento.

Participaram da cerimônia de lançamento da Feira do Conhecimento 2018 o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno; o presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Fiec, Sampaio Filho; o presidente do Nutec, Francisco Magalhães; o presidente do Centec, Silas Alencar; o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho; o diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro; e a diretora do polo de Inovação da Embrapii, Cristiane Borges.

,