Estudo mostra viabilidade de implantação de um campus da UFC na Ibiapaba


A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) contratou consultoria especializada para estudar a viabilidade de implantação de um campus da Universidade Federal do Ceará – UFC na região da Ibiapaba.

Na tarde dessa terça-feira (13/03), o presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Francisco Melo, instituição vinculada da UFC, e o coordenador técnico do projeto, Roberto Cláudio Frota Bezerra, entregaram a cópia da primeira etapa do estudo ao secretário Inácio Arruda. Também participou da reunião o coordenador de Educação Profissional da Secitece, Cândido BC Neto.

De acordo com o estudo, na região da Ibiapaba existe uma demanda real de 4.500 jovens, por ano, igual ao número de concludentes de ensino médio, sem contar as demandas acumuladas em anos anteriores. A oferta de educação superior pública na região, além de aumentar a inclusão social, qualifica o indivíduo para o mercado de trabalho, aumenta a produtividade local e estimula ações empreendedoras, contribuindo para o desenvolvimento municipal.

O estudo mostrou também as potencialidades da região e oportunidades de desenvolvimento de forma mais intensiva nas atividades de horticultura, fruticultura, floricultura e piscicultura. Além disso há condições favoráveis para a implantação de parques geradores de energia renovável (solar e eólica).

Tudo isso justifica a abertura de um campus da UFC na serra da Ibiapaba, numa associação tripartite, envolvendo Governo do Estado e Prefeituras Municipais. A UFC entra com o projeto pedagógico e os professores.

Segundo informou o presidente do Cetrede, Francisco Melo, a segunda parte do projeto será concluída no final do próximo mês de junho.

,