Jovens e crianças do grande Pirambu constroem seus próprios jogos digitais


Aproveitar as férias escolares para fazer cursos e oficinas na área de tecnologia foi o que aconteceu com 34 crianças do grande Pirambu. A Secitece, através do projeto UTD Itinerante, da Universidade do Trabalho Digital, realizou na sede da Cooperativa Pirambu Digital, uma oficina de jogos com o objetivo de estimular a cognição, a matemática, a lógica e noções de narrativa em meninos e meninas de 10 a 14 anos de idade. No final, cada um criou seu próprio jogo de ação.

Na manhã dessa segunda-feira (15/01), o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o presidente do Instituto Centec, Silas de Barros, e a coordenadora da UTD, Jamaci Oliveira, participaram da solenidade de entrega de diploma aos concludentes da oficina, que foi ministrada pelos professores Ítalo Furtado e Rômulo Jardim.

alt

O secretário Inácio Arruda parabenizou as crianças pelo trabalho desenvolvido no final do curso e destacou o papel da Secitece na transferência de potencial tecnológico para todos. Inácio estimulou os concludentes a desenvolverem jogos contando a história do Ceará, falando sobre os heróis cearenses e de gente de muita luta que conquistou o direito de morar naquela região.

Rian Felipe, de 12 anos, gostou de usar os dias de férias para adquirir novos conhecimentos. “Não temos o que fazer em casa. Foi muito bom vir para cá, fazer amigos e ainda aprender novas técnicas na área de jogos digitais. Nayla, Mayara Felipe, Gabriel e muitos outros também estavam felizes e orgulhosos com suas criações.

alt

alt

alt

O coordenador do Pirambu Digital, Fabrício Mendes, ressaltou a parceria com a Secitece e Centec e a importância da oficina Jogos Digitais para crianças carentes. “Esse tipo de formação só acontece em colégios de alto padrão”, disse. “Graças a essa parceria excepcional, as crianças puderam desenvolver produtos de alta qualidade”, conclui.

A ação ‘UTD Itinerante’ é mais uma iniciativa da UTD/Secitece que leva capacitação para comunidades com baixo IDH e em situação de vulnerabilidade social. A oficina Jogos Digitais, realizada no Pirambu Digital, contou com a participação de 34 alunos, com idade entre 10 e 14 anos e aconteceu no período de 27 de novembro de 2017 a 15 de janeiro de 2018, com 60 horas/aula. Eles receberam o treinamento e o material didático gratuitamente.

,