Exposição ‘Aedes: que mosquito é esse?’ é aberta em caráter experimental


Comunidade, agentes de endemias e representantes de associações e instituições públicas já estão conferindo a exposição itinerante “Aedes: que mosquito é esse?”, que apresenta detalhes do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A mostra funciona em caráter experimental e será aberta oficialmente ao público de Fortaleza no dia 25 de janeiro, no Cuca Jangurussu.

alt

A ação é uma promoção da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da empresa farmacêutica Sanofi e do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com a parceria da Prefeitura de Fortaleza/Secultfor. A concepção, organização e montagem da exposição é do Museu da Vida/Fiocruz.

Jonathan Ribeiro, de 9 anos, adorou passear pela exposição, que utiliza tecnologia de última geração e material lúdico e multimídia. “Consegui matar o mosquito e acabar com os todos os criadouros!”, comemorou o garoto, após finalizar o jogo “Detetive da Dengue”, disponível para as crianças em tablets.

O menino também viu de perto o ciclo de vida do Aedes através de lupas e transitou pelo “Quintal Interativo” utilizando um óculos de realidade virtual que mostrava pneus, caixas d’água destampadas e garrafas armazenadas de maneira incorreta como possíveis focos do mosquito.

alt

alt

alt
Ele também ficou impressionado com uma escultura de mosquito fêmea com mais de dois metros. O monumento possui sensores de proximidade distribuídos em partes específicas, projetando dados em uma tela gigante, com textos, imagens e animações.

A exposição será apresentada à população por mediadores da própria comunidade, que irão orientar os visitantes sobre as formas de prevenir as doenças. Para isso, os jovens passaram por um treinamento fornecido pela equipe da Fiocruz no Cuca Jangurussu.

Modelos de vírus em 3D, música e quiz também estão disponíveis na mostra, que ficará aberta à visitação até o mês de abril, com  entrada gratuita e classificação livre.

Exposição “Aedes: que mosquito é esse?”
Abertura oficial: dia 25 de janeiro de 2018
Local: Cuca Jangurussu (Av. Gov. Leonel Brizola, s/n – Jangurussu)
Dias e horários de visitação: Terça a sábado, das 9h às 21h | Domingo, das 14h a 18h

,