Sistema Secitece presente em mais uma edição da Expocrato


Exposição conta com stands do Instituto Centec e do Geopark Araripe/Urca

O governador Camilo Santana e o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, abriram oficialmente as atividades dos dois stands do Sistema Secitece na Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), que segue até o dia 16 de julho, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante.

Um dos stands é o do Instituto Centec, que participa da feira por meio da Fatec Cariri e do CVTEC Crato e Barbalha. No local, são apresentadas diversas soluções desenvolvidas pela instituição, como sistemas de irrigação por gotejamento, hortas verticais e fluxos de automação industrial e de proteção elétrica. Há ainda degustação e venda de produtos alimentícios à base de pequi, babaçu e macaúba – tais como sequilhos, licores e biscoitos – bastante elogiados pelos visitantes do stand.

Durante a abertura oficial da feira, o governador afirmou que a Expocrato é um grande patrimônio do Cariri e do Ceará. Para Camilo, a exposição tem um simbolismo muito forte. “Aqui, há décadas, as famílias se encontram. Em termos econômicos traz muita riqueza para a a região. Hotéis estão lotados, o comércio está faturando. E aqui na exposição, os negócios geram renda para quem está no mercado informal”.

Turismo sustentável

Outra instituição presente na feira é o GeoPark Araripe/Urca, com seu stand temático intitulado “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento do Cariri”. O local foi montado para proporcionar uma experiência de sobrevoo sobre a Chapada do Araripe, especialmente sobre os municípios que compõem a área do GeoPark, além de contar com exposição de artesanatos de alguns dos parceiros, e espaço dedicado às crianças para a realização de oficinas ao longo da semana.

alt
Há no espaço ainda uma bodega aos moldes do sertão e um local para impressões das tradicionais xilogravuras. Também estão presentes no stand a Academia dos Cordelistas do Crato e as Bonequeiras do Pé de Manga.

Além disso, a Urca leva à feira mais uma edição do Palco Sonoro, um dos espaços mais esperados de manifestação da cultura dos artistas regionais para a realização de shows e apresentações. O palco está armado de frente ao stand, um pouco após a entrada principal do evento. Estão se apresentando no local, todos os dias, a partir das 19h, diversas bandas caririenses.

alt
A Expocrato conta com leilões de gado, cavalos, ovinos e caprinos, a Casa de Farinha, Engenho de Rapadura e o Centro de Artesanato, com exposição de artesanatos cearenses, que estarão à venda. Durante as oito noites do evento, vários artistas subirão ao palco de shows. O evento deverá movimentar negócios na ordem de R$ 50 milhões.

alt

Participaram da solenidade de abertura o ex-governador do Ceará, Cid Gomes; o prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil; o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra; o reitor da Urca, José Patrício Melo; o diretor-presidente em exercício do Instituto Centec, Silas Barros; o diretor da Fatec Cariri, Emerson Lacerda; e o coordenador do CVTEC Crato, Sangielo Cruz. Estiveram presentes ainda os deputados federais José Guimarães, Zé Airton Cirilo e Odorico Monteiro; e os deputados estaduais Zezinho Albuquerque, Júlio César, Walter Cavalcante, Mirian Sobreira e Agenor Neto.

alt


Com informações das Assessorias de Comunicação da Casa Civil, Urca e Instituto Centec

,