Aberta oficialmente a etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais


Esporte, arte e cultura marcaram a solenidade de abertura dos Jogos dos Institutos Federais – JIF Etapa Regional Fortaleza 2017 Nordeste, que aconteceu na noite desta terça-feira (18/07), no Centro de Formação Olímpica – CFO. O evento, que reúne atletas de nove estados nordestinos é uma promoção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, com o apoio do Governo do Estado, através da secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior e secretaria de Esporte. O objetivo é promover a interação entre os alunos e professores e incentivar a prática esportiva.

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, representou o governador Camilo Santana na solenidade de abertura, que contou também com as presenças do secretário de Esportes, Euler Barbosa, e dos reitores dos Institutos Federais de Alagoas, Bahia, Baiano, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sertão Pernambucano.

A competição, que prossegue até o dia 23 de julho, no CFO, conta com 1150 atletas, entre 14 e 19 anos, que vão disputar 11 modalidades esportivas no atletismo, basquete, futsal, vôlei, futebol de campo, handebol, natação, judô, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

Durante sua fala, o secretário Inácio Arruda deu boas vindas aos atletas que participam dos Jogos dos Institutos Federais, desejando muito sucesso na competição e ressaltou a linda festa de abertura, unindo esporte, arte e cultura. Inácio destacou também a estrutura do CFO, um dos maiores centros de formação do mundo, o maior do Brasil. O secretário do Esporte do Estado, Euler Barbosa, parabenizou o evento dizendo que é com muita satisfação que “nós recebemos a todos os estudantes, atletas, professores, diretores e gestores, na casa do esporte”.

Após o desfile dos representantes das delegações participantes dos jogos, a atleta cearense Évila Sales, do IFCE, acendeu a Pira Olímpica, seguido do juramento do Atleta. Encerrando a solenidade, o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, declarou aberto, oficialmente, os Jogos dos Institutos Federais – JIF, Etapa Regional Fortaleza 2017 Nordeste.

,