Servidores da Cultura apresentam reivindicações


Servidores da Cultura apresentam reivindicaçõesO senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) recebeu, em seu gabinete, quarta-feira, 4, a servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Verônica Viana, que integra o Comitê Nacional de Greve dos funcionários vinculados ao Ministério da Cultura. Ela relatou ao parlamentar a luta e as reivindicações da categoria.

Segundo Verônica, servidores do IPHAN, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) estão acampados em frente ao Ministério da Cultura, desde o dia 12 de maio. Eles reivindicam equiparação salarial com a tabela da Agência Nacional do Cinema (Ancine), plano de gratificação por titulação ou qualificação e plano de gratificação por acumularem também a função de fiscais.

Em reunião com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, ela recomendou que os líderes do movimento procurassem os parlamentares no Congresso Nacional. “Diante da falta de perspectiva profissional no Ministério, grande parte dos servidores tem deixado seus cargos, em busca de melhores salários”, afirmou a servidora.