Novos compositores e cantores têm vez no Cuca Barra


A final do  “I Festival Soltando a Voz” acontece no cineteatro do Cuca Barra, nesta sexta-feira (28/3)

O “I Festival Soltando a Voz” chega ao final nesta sexta-feira (28/3) no cineteatro do Cuca Barra. Evento tem por objetivo de valorizar e difundir a música autoral cearense, estimulando o surgimento de novos compositores e cantores, incentivando a criatividade musical dos jovens e revelando talentos,

As inscrições iniciaram-se em janeiro (encerrando-se no mês de fevereiro) e 148 jovens, entre 15 e 29 anos, tiveram interesse no projeto. Em uma audição fechada, 33 foram selecionados e, agora, na final, 10 vão disputar os três primeiros lugares nas categorias de “melhor canção” e “melhor intérprete”.

Participaram do Festival jovens compositores e intérpretes (cantor solo, duplas e grupos vocais) de Fortaleza e Região Metropolitana. No dia 28, às 18h30, aberto ao público, acontecem as apresentações, que poderão ser à capela ou com acompanhamento acústico.

A Comissão Julgadora, composta por cinco membros, sendo três pessoas ligadas à área da música na capital, um professor de música do Cuca Barra e um jovem do Conselho de jovens do Cuca Barra, selecionará até seis candidatos: três primeiros colocados na categoria “melhor canção” e outros três na categoria “melhor intérprete”. Para quem não conseguiu se inscrever na edição deste ano, boas notícias: 2015 tem mais.

Premiação

1º Lugar na categoria “melhor canção”: tablet, troféu, gravação de uma música em estúdio e uma camiseta;

1º Lugar categoria “melhor intérprete”: tablet, troféu, gravação de uma música em estúdio e uma camiseta;

2º Lugar na categoria “melhor canção”: troféu, gravação de uma música em estúdio e uma camiseta;

2º Lugar categoria “melhor intérprete”: troféu, gravação de uma música em estúdio e uma camiseta;

3º Lugar categoria “melhor canção”: gravação da canção em estúdio e uma camiseta;

3º Lugar categoria “melhor intérprete”: gravação da canção em estúdio e uma camiseta.

Conheça alguns dos finalistas

Ana Oliveira
Desde criança teve grandes influências de música em casa através do seu pai e irmão mais velho que são músicos, aos 11 anos começou a cantar em festas da família e com apoio de amigos e familiares frequentou aulas de canto e passou a cantar na igreja.

Alexandre Augusto
Alexandre Augusto começou a cantar aos 10 anos de idade na Igreja e, ao longo do tempo, estudou canto, técnica vocal e coral, participando também de vários festivais musicais.

Allan Denizard Mota Marinho
Fundador do Projetos Y de Palhaçoterapia, dramaturgo do grupo de teatro Leopoldo Machado (LEMA), tendo escrito as peças “Mistérios dos Remédios Homeopáticos” , “Auto da Terrado Pé Rachado” e “Circo quase perfeito”.

André Bonfim
André Bonfim é poeta, músico, ator e diretor de teatro. É músico por insistência e desde 2013 é vocalista da banda de blues e rock Velhos Abutres, que ajudou a criar.

Emerson Leonardo
Cantor e compositor que descobriu sua arte aos 18 anos, quando compôs sua primeira música, “De lá pra cá”. Vem desenvolvendo um trabalho autoral, através de parcerias com outros artistas.

Filipe Anderson
Filipe começou no mundo da música aos 12 anos, através de um projeto educacional onde fazia composições sobre músicas com temas ecológicos.

Gabriel Simões
Gabriel começou no mundo da música aos 8 anos quando ingressou no conservatório ULM em SP, onde estudou iniciação musical. Na adolescência começou a tocar gaita para tocar numa banda de Blues de alguns amigos.

Jeferson Tinôco
Artista da Trupe Cangaias de Maracanaú, filho de compositor e poeta, sempre teve um carinho muito particular pela música brasileira.

Keyliane Cristian
Começou no mundo da música aos oito anos quando ingressou na banda da escola e dos “Irmãos Marista”. Por oito anos atuou na música em Fortaleza, onde obteve experiência com bandas, teatro musicais.

Mailin Feitosa
Ao lado de suas irmãs Raiane e Tuilla, Mailin ingressou no universo da música desde cedo. Aos seis anos de idade, fez parte do grupo de flauta doce e coral infantil de sua escola, passando logo em seguida para a prática do violão, que lhe deu suporte para criação de suas primeiras composições.

Marilia Magalhães
Participante do coral de músicas infantis do Projetos Y de Palhaçoterapia da Universidade Federal do Ceará – curso de medicina. E atual cantora da banda Silícia.

Patrick Lima
Poeta, músico, fundador e compositor da Banda Versos & Canções. É musico autodidata, fez sua primeira composição aos 14 anos. Possui mais de 800 composições de sua autoria.

Paulo Barroso
Paulo Barroso é cantor, compositor, educador musical e graduando em Música pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Rodrigo Ferrera
Ator, figurinista e designer, começou desde cedo nas artes cênicas.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

,