No dia 13 de março, data instituída em alusão ao Dia Mundial do Rim, o Hospital Geral de Fortaleza, por meio do Serviço de Hemodiálise, vai promover uma mobilização para alertar sobre quais cuidados devemos ter para manter a saúde dos rins em dia. A ação acontecerá nos dias 13 e 14 de março.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, um em cada dez brasileiros tem problemas nos rins. Em busca de alertar a população sobre essa problemática, a partir das 8 horas uma equipe do HGF formada por enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas e médicos vai estar disponível, no hall do prédio Régis Jucá, para quem quiser aferir a pressão arterial e fazer exame de glicemia no sangue.
Além disso, a equipe vai distribuir material educacional informativo e prestar orientações sobre cuidados com a saúde renal. O público alvo será pacientes ambulatoriais que estão aguardando consultas, acompanhantes, visitantes e funcionários.
HGF É REFERÊNCIA EM TRANSPLANTE DE RIM
O HGF é referência nacional quando o assunto é transplante de rim. De acordo com dados da Central de Transplantes, em 2013, foram realizados 250 transplantes de rim de doador falecido e mais 15 de doador vivo. Desse total, 138 foram feitos no HGF. Já com relação aos transplantes de rim/pâncreas dos 10 procedimentos realizados no Ceará, 8 foram feitos nesta instituição.
Outro ponto positivo de destaque no HGF é a Central de Perfusão Hipotérmica. Com seis máquinas, a Central permite o aumento do número de transplantes de rim realizados no Ceará, pois melhora a qualidade do órgão transplantado e diminui o tempo de internação do paciente. Os órgãos são colocados nesses equipamentos que funcionam como se fossem o corpo humano. A Central de Perfusão do HGF foi a primeira da América Latina e conta, atualmente, com mais equipamentos do que outros grandes hospitais do país.
Fonte: Assessora de Imprensa do HGF