Seul e Washington iniciam exercícios conjuntos


A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciaram hoje (24), em território sul-coreano, os dois maiores exercícios militares anuais conjuntos, o Key Resolve e o Foal Eagle, apesar dos protestos da Coreia do Norte. As manobras “começaram hoje [24], conforme previsto, por terra, mar e ar, em diversas áreas do país”, disse um porta-voz do Ministério de Defesa de Seul.

O exercício Key Resolve, que durará duas semanas, até 9 de março, mobilizará cerca de 10 mil militares sul-coreanos e 5.200 norte-americanos. As manobras Foal Eagle, que se vão prolongar durante quase dois meses, até 18 de abril, vão contar com cerca de 7.500 militares das Forças Armadas dos Estados Unidos, que se juntam às tropas da Coreia do Sul.

O porta-voz sul-coreano destacou que os dois exercícios militares têm caráter “estritamente defensivo” e não pretendem provocar a Coreia do Norte, mas sim coordenar a resposta perante eventuais agressões do regime vizinho.

Nas últimas semanas, o regime de Kim Jong-un classificou as manobras dos aliados como “ensaios de guerra nuclear” e “provocações militares” e solicitou o cancelamento dos exercícios conjuntos. O pedido foi rejeitado por Seul e Washington.

O Tratado de Defesa, assinado pelos dois países após o fim da Guerra da Coreia em 1953, estabelece um sistema de defesa combinada e compromete os Estados Unidos a defenderem o seu aliado diante de eventuais ameaças da Coreia do Norte.

Tecnicamente, as duas Coreias continuam em guerra depois de o conflito armado entre 1950 e 1953 ter terminado com um armistício e não com um tratado de paz.

Fonte: Agência Brasil com informações da Agência Lusa

,