O Senado Federal homenageará o centenário de nascimento do economista Ignácio Rangel, atendendo proposição de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). O maranhense, nascido em 20 de fevereiro de 1914, destinou integralmente sua vida à luta contra as arcaicas estruturas de produção e poder que durante tanto tempo impediram que o Brasil e o povo brasileiro pudessem realizar plenamente as suas melhores potencialidades. Os senadores Valdir Raupp, Cyro Miranda, Humberto Costa, Pedro Taques, e Vanessa Grazziottin, subscreveram a iniciativa cuja realização está prevista para o dia 7 de abril.
“Ao homenageá-lo, por meio de Sessão Especial comemorativa do seu centenário, o Senado Federal homenageará a trajetória deste homem de pensamento e ação que contribuiu, como poucos, para o progresso do Brasil e para a construção de um futuro de igualdade e justiça para o nosso povo”, justificou Inácio.
Além dos inúmeros livros que publicou, e que se tornaram, muitos deles, clássicos do pensamento brasileiro, Ignácio Rangel foi um dos principais assessores do Presidente Getúlio Vargas, em seu segundo governo, participando ativamente dos projetos de criação da Eletrobrás e da Petrobrás. Ingressando nos quadros do BNDE em 1955 (foi Chefe do Departamento Econômico do Banco), atuou no Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek e foi um dos fundadores e principais mentores do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros), ao lado de outros intelectuais como Nelson Werneck Sodré e Hélio Jaguaribe.
Leia aqui o artigo de Elias Jabbour sobre Ignácio Rangel
OBRAS DE IGNÁCIO RANGEL:
- 1953 – A Dualidade Básica da Economia Brasileira ISEB — Instituto Superior de Estudos Brasileiros
- 1954 – Introdução ao Desenvolvimento Econômico Brasileiro
- 1957 – Desenvolvimento e Projeto
- 1958 – Elementos de Economia do Projetamento
- 1961 – A Questão Agrária Brasileira. Rio de Janeiro: Presidência da República, Conselho de Desenvolvimento
- 1963 – A Inflação Brasileira
- 1980 – Recursos Ociosos e Política Econômica
- 1982 – Ciclo, Tecnologia e Crescimento
- 1985 – Economia, Milagre e Anti-Milagre
- 1987 – Economia Brasileira Contemporânea
- 1993 – Do Ponto de Vista Nacional