Mobilização tem o slogan “Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha”
O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, lança a campanha de prevenção às DST e aids para este ano. Com o slogan “Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha”, a mobilização pretende alertar para a prevenção nos momentos de diversão.
Em 2013, o Ministério da Saúde enviou aos estados e municípios brasileiros 73 milhões de unidades de preservativos para serem distribuídos no período do carnaval.
Aids
A aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é causada pelo vírus HIV – e pode ou não (fase assintomática) se manifestar no organismo do portador. A doença, quando desenvolvida, ataca o sistema imunológico, comprometendo seu funcionamento e deixando-o vulnerável a outros males. A relação sexual sem camisinha com alguém infectado, o compartilhamento de seringas e a reutilização de objetos perfurocortantes contaminados pelo HIV são as principais formas de contágio.
O tratamento deve ser iniciado imediatamente após a descoberta, com medicamentos antirretrovirais. Mulheres grávidas contaminadas com o HIV têm 20% de chance de transmissão para o bebê quando não há tratamento, mas este número cai para menos de 1% caso a mãe siga as medidas preventivas e recomendações médicas.
Fonte: Ministério da Saúde