Em entrevista a jornalista Iara Borges, da Rádio Senado, o senador Inácio Arruda (PCdoB/CE) defende aprovação e implantação do Plano Nacional de Educação em 2014.
Confira áudio e texto da entrevista.
Leia texto:
LOC: EM 2014, O CONGRESSO NACIONAL PRECISA APROVAR E IMPLANTAR O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – O PNE.
LOC: É O QUE DEFENDE O LÍDER DO PC DO B, SENADOR INÁCIO ARRUDA, DO CEARÁ. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:
(Repórter) O líder do PC do B, senador Inácio Arruda, do Ceará, quer que o Congresso Nacional aprove o Plano Nacional de Educação em 2014. Para ele, o Brasil precisa capacitar os brasileiros para que o país não precise trazer profissionais de fora, como fez para resolver a carência de médicos.
(Inácio Arruda) “É uma coisa inexplicável que um país continental, com 200 milhões de habitantes, o sexto maior PIB do mundo, esteja importando médicos porque não formamos em quantidade suficiente”.
(Repórter) Na avaliação do senador, o Plano Nacional de Educação é a matéria mais importante que o Congresso terá que aprovar em 2014. Inácio Arruda lamenta que o Senado e a Câmara não tenham conseguido concluir a análise do PNE ainda em 2013 para já implantá-lo neste ano.
(Inácio Arruda) “Sem essas diretrizes, sem essas metas, sem o compromisso de investimentos que estão dentro do Plano Nacional de Educação, nós não vamos dar o salto que o Brasil precisa nessa área de preparação do povo. De oferecer a ele a melhor oportunidade de se preparar para ele se desenvolver, crescer, e ajudar o nosso país a crescer mais. Por isso que eu considero essa a mais importante, a primeira e a que tem que puxar todas as outras”.
(Repórter) O Plano Nacional de Educação foi aprovado pelo Senado no final de 2013. Como foi alterada pelos senadores, a proposta teve que voltar à Câmara dos Deputados.
Fonte: Rádio Senador – Iara Farias Borges.