Estão disponíveis para votação popular no Facebook os 35 vídeos selecionados para a segunda etapa do Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha. Os interessados têm até o dia 9 de fevereiro para expressar suas preferências. Os vídeos, de um a cinco minutos, com o tema “Violência Contra a Mulher, o que você tem a ver com isso?”, foram produzidos por alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas, com idades entre 14 e 18 anos.
A ideia é chamar a atenção para o problema da violência de gênero e conhecer as impressões da sociedade sobre a lei que alterou o Código Penal e possibilitou que os crimes contra a mulher deixassem de ser tratados como de menor potencial ofensivo.
A secretária-adjunta de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Rosângela Rigo, explica o porquê de levar essa discussão para as escolas.
“É fundamental que a gente possa fazer o debate sobre as relações sociais de gênero, a violência sofrida pelas mulheres também junto à educação. É importante dizer que neste ano o tema central é “Violência Contra as Mulheres, o que eu tenho a ver com isso? “. Ele faz com que os alunos, de forma criativa, possam apresentar suas propostas de curtas e também discutir na escola de que maneira cada um de nós pode ajudar a enfrentar essa violência, que é tão grande ainda no Brasil.”
Esta segunda edição do concurso marca o sétimo aniversário da Lei Maria da Penha. Serão premiados seis ganhadores, em duas categorias diferentes: um por região do País, somando cinco ganhadores, selecionados pela comissão julgadora; e um selecionado por júri popular. O resultado será divulgado no dia 19 de fevereiro.
A cerimônia de premiação dos seis vencedores está marcada para o dia 12 de março.
Os trabalhos vencedores serão exibidos nos meios de comunicação da Câmara dos Deputados e do Senado; nas redes de comunicação dos parceiros, como o Banco Mundial; e serão disponibilizados no portal do concurso. Além da exibição dos curtas, o concurso premiará com um tablet cada um dos seis alunos e cada um dos professores orientadores das obras.
Eles também farão um passeio cívico por Brasília, no dia 11 de março. No dia 12, a programação envolve visitação institucional ao Congresso Nacional e aos estúdios da TV Senado e da TV Câmara; encontro com as parlamentares da Bancada Feminina, além do evento de premiação, previsto para as seis da tarde, no Salão Nobre da Câmara. Para votar, basta buscar a página Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha, no Facebook.