Ministra da Cultura apresentou outras iniciativas inéditas nas áreas de Economia Criativa e Inovação durante Campus Party
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou, nessa segunda-feira (27), durante a abertura da edição 2014 da Campus Party, o lançamento do edital que vai selecionar 52 empreendedores criativos brasileiros para participar do 1˚ Mercado das Indústrias Culturais do Mercosul, na Argentina, que será realizado de 15 a 18 de maio. O edital abre uma oportunidade para empreendedores que atuam com jogos digitais, aplicativos, artes cênicas (dança, circo e teatro), audiovisual, design, moda, artesanato, literatura e música, perfis muito próximos ao público que participa da Campus Party.
Para uma plateia formada por adeptos da tecnologia, a ministra apresentou as iniciativas do MinC para o fomento da Cultura Digital e dos empreendimentos criativos: “Vocês são o novo na Cultura. Nós acreditamos na Cultura Digital! Criem muito, façam muito. Participem dos editais!”, disse Marta.
As inscrições para o edital estão abertas entre 27 de janeiro e 12 de março. Além dos 52 empreendedores selcionados, serão contempladas também quatro apresentações musicais e três desfiles de moda.
Segundo a organização, 8 mil pessoas devem ficar alojadas em barracas de acampamento durante a Campus Party, que terá cerca de 80% da programação desta edição – que inclui palestras, debates e oficinas – com foco em empreendedorismo.
Parceria MinC e MCTI
Marta Suplicy ainda apresentou outras iniciativas inéditas em parceria entre Ministério da Cultura e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A estratégia abrange um amplo leque de programas estruturantes, dentre os quais a ocupação de 100 Telecentros dos Centros Educacionais Unificados – CEUs; o lançamento do Cultura sem Fronteiras; a criação de 30 Arranjos Produtivos Locais intensivos em cultura; o Programa Estratégico de Software e Serviços; e a abertura de 15 Centros Vocacionais Tecnológicos – 10 intensivos em cultura e 5 específicos da indústria do carnaval -, com foco em capacitação tecnológica e ampliação da participação da juventude na economia criativa.
“Estive semana passada com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, para mais parcerias, na área do audiovisual”, afimou Marta. Ela anunciou o interesse dos ministérios em formar um comitê interministerial para implantação do Canal da Cultura, para transmissão de produções culturais e programas regionais.
Outra pauta entre MinC e MCTI é aprimorar o tráfego de conteúdo audiovisual via protocolo IP (internet). “Queremos digitalizar acervos e distribuir conteúdos brasileiros pela internet. Ter também uma rede universitária de cinemas digital. Já temos o sistema funcionando em seis universidades federais e a intenção é expandir em espaços como os CEUs”, informou Marta.
A ministra ainda explicou que estão sendo lançadas as Incubadoras Brasil Criativo, que em sua primeira fase cobrirão 13 estados de todas as regiões do País. As incubadoras contam com um orçamento de R$ 33 milhões, partilhados entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Todas as iniciativas abrem oportunidades e encontram potenciais parceiros no perfil de público da Campus Party.
Fonte: Ministério da Cultura