Inácio garante mais de R$ 47 milhões para energia no Ceará


O Congresso Nacional aprovou emenda da bancada do Ceará ao Orçamento da União de 2014, apresentada pelo senador Inácio Arruda, destinando R$ 47 milhões e 75 mil para a distribuição rural de energia no Estado. “Nosso objetivo é ampliar a área irrigada, reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade da agricultura irrigada no Ceará, para a implantação de projetos produtivos com plantas frutíferas, olerícolas, grãos e forrageiras, minimizando custos”, justifica o parlamentar.

 

No Ceará existem cerca de 2.548 km de rios e canais perenizados, mais de 5.598 espelhos d´água acima de 5 hectares, além de aproximadamente 3 mil poços artesianos perfurados com vazão potencial para pequenos projetos familiares de irrigação. “É premente a necessidade de organizar e ampliar a produção e comercialização da agricultura irrigada de base familiar”, explica Inácio, lembrando a necessidade de um programa que realize a implantação da rede trifásica para contemplar a grande extensão dos vales perenizados do Ceará, que não detém deste benefício. “Esta emenda dá condições orçamentárias para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado melhor atender às demandas por energia elétrica em localidades isoladas não supridas pela rede elétrica convencional, além da construção e ampliação da rede trifásica para atendimento às cadeiras produtivas na nossa zona rual”, afirmou.

 

Com o planejamento e o gerenciamento integrados, controle e a conservação da água aplicada à agricultura, serão geradas novas perspectivas de trabalho, renda e desenvolvimento no semiárido cearense. “A irrigação dá ao agricultor a certeza de plantar e colher. A implantação do cinturão das águas fará com que o Ceará viabilize cada vez mais de modo racional as técnicas de irrigação” explica o senador. Ele sugere, como meta inicial a ser negociada, a implantação em 2014, de 1.000 km de rede trifásica no Estado.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Senador Inácio Arruda

 

,