A Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento cultural da UFC, exibe, de 9 a 14 de dezembro, 38 filmes na 8ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura.
Totalmente gratuita e aberta ao público, a programação divide-se em Mostra Competitiva de longas, médias e curtas-metragens, em que o público elege os melhores filmes através de votação, Mostra Homenagem Vladimir Carvalho e Mostra Cinema Indígena, além de Programação Especial.
A MOSTRA – Iniciada em dezembro de 2006, em alusão ao aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), através do Departamento de Cinema e Vídeo, com patrocínio da Petrobras e do BNDES. Os filmes exibidos têm formato digital e circulam, alternadamente, pelas 27 capitais brasileiras e interior do País, em mais de 600 pontos extras de exibição.
Com material gráfico distribuído gratuitamente, a 8ª Mostra garante também acessibilidade: toda a filmografia é exibida com closed caption (sistema que permite as legendas informarem não apenas o que é dito, mas também todos os sons que fazem parte da cena) para pessoas com deficiência auditiva e haverá sessões com audiodescrição, para pessoas com deficiência visual, onde o narrador descreve com o máximo de detalhes o que pode ser visto na cena e o que é indicado fora dela.
Confira a programação que será exibida na Casa Amarela (Av. da Universidade, 2591 – Campus do Benfica) nosite da Mostra.
Fonte: Casa Amarela Eusélio