A China cumprimentou nesta quarta-feira (18) os novos esforços entre Índia e Paquistão para conseguir um cessar-fogo na linha de controle localizada na Caxemira, tema que abordarão na próxima semana durante reuniões entre ministros de defesa dos dois países.
A porta-voz da chancelaria, Hua Chunying, disse que a China sempre apoia os esforços realizados por Nova Déli e Islamabad para solucionar suas disputas através do diálogo pacífico.
“Índia e Paquistão são importantes Estados da Ásia e uma melhora em suas relações é vital para a paz e a estabilidade da região”, agregou a diplomata.
No dia 29 de setembro, os premiês da Índia, Manmohan Singh, e do Paquistão, Nawaz Sharif, reuniram-se em Nova Iorque e comprometeram-se a realizar esforços para diminuir a violência na Caxemira, um passo relevante para conseguir melhorar as relações entre estes dois países.
Esse foi o primeiro encontro de alto nível em três anos entre dirigentes destas duas nações, as quais mantêm tensas relações desde que o Paquistão surgiu como Estado, em 1947, ao separar-se da Índia quando terminou a colonização britânica, que se estendeu durante 174 anos.
As duas partes reclamam como seu o Estado da Caxemira, uma bela região de montanhas e férteis vales, conhecida por seus frutos, artesanato, casas flutuantes e paisagens impressionantes, entre outros muitos encantos.
Fonte: Prensa Latina