A Caminhada com Maria, realizada todo dia 15 de agosto, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Relatório do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), favorável à decisão, foi aprovado nesta terça-feira, 10, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em caráter terminativo.
A proposta, de autoria do deputado Danilo Forte (PMDB-CE), que já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados, inclui o evento no Calendário Turístico Nacional. A caminhada parte do Santuário de Nossa Senhora da Assunção na Barra do Ceará até a Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Segundo o senador Inácio, “a Caminhada com Maria é uma tradição histórica que vem desde os tempos do Brasil Colônia e se tornou uma referência não apenas religiosa, mas, sobretudo, cultural para o povo do Ceará. O evento mobiliza a população e atrai turistas que se encantam com a beleza da tradição e com a riqueza cultural da festa. A Caminhada constitui exemplo único da religiosidade do povo brasileiro em todas as suas características, e preserva vivas as mais antigas manifestações populares de nosso País. Sendo assim, não se pode negar o mérito da iniciativa que pretende declarar a Caminhada com Maria Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”.
A nova lei aguarda, agora, a sanção presidencial.