No próximo dia 7 de novembro, a Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura (Secultfor), realiza o lançamento do documentário “Lamparina de Histórias”, de Júlia Barros, às 18 horas. “O documentário retrata a prática de contadores de histórias tradicionais da terceira idade de doze cidades cearenses. Os entrevistados vivenciaram as narrativas no tempo da lamparina, uma herança familiar, um compromisso com suas descendências, num desejo que fiquem para as próximas gerações”, revela Júlia Barros, idealizadora e coordenadora do projeto.
O trabalho é resultado do projeto cultural de mesmo nome, que passou pelas 12 cidades e reuniu narradores tradicionais da terceira idade e amantes da velha arte de contar histórias, para a celebração da palavra através dos causos, lendas, adivinhações e canções pertencentes à cultura popular. O projeto acontecia sempre em noites de lua cheia e à luz de lamparina, num espaço público, gratuito aos moradores.
Em parceria com a Casa do Conto, o projeto já teve edição em Fortaleza, nos bairros João XXIII e Dias Macedo; em Batoque, no município de Aquiraz; no Boqueirão dos Cunhas, assentamento rural em Caucaia; e em mais nove cidades, tendo apresentado relevante importância para o reconhecimento da tradição oral e dos mestres da oralidade. De acordo com Júlia, a idéia do projeto é dar reconhecimento a esses contadores de história e fazer com que a comunidade da qual fazem parte passem a perceber a relevância para a história local.
O documentário foi contemplado no Edital BNB de Cultura – Edição 2012 – Parceria BNDES. O patrocínio é do BNDES, Banco do Nordeste, Governo Federal; a realização, da Casa da Prosa; produção, Enquadro Filmes; e apoio, Vila das Artes.
Serviço
Lançamento do documentário Lamparina de Histórias, de Júlia Barros
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1.221 – Centro)
Data: quinta-feira, dia 7 de novembro de 2013
Horário: às 18h
A entrada é gratuita