Durante audiência pública, dia 20, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) para debater a reestruturação produtiva do semiárido, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) propôs, e foi aprovada, a realização de diligência para debater o fortalecimento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
“Após ser desativada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, que defendia o ‘Estado mínimo’, a Sudene foi recriada pelo presidente Lula, já com o papel de induzir o desenvolvimento regional com inclusão social. No entanto, o órgão precisa ser fortalecido para enfrentar os novos desafios que se apresentaram com os avanços na distribuição de renda”, justificou o senador Inácio.
A audiência contou com a presença de José Nilton Moreira, da Embrapa Semiárido; Ignácio Hernán Salcedo, do Instituto Nacional de Semiárido; Elmo Vaz Bastos de Matos, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); Raquel Pontes, do Departamento de Obras Contra as Secas (DNOCS); e Luiz Gonzaga Paes Landim, da Sudene. Foram debatidas soluções tecnológicas adequadas para a reestruturação produtiva do semiárido, visando a melhoria da convivência da região com os períodos de estiagem prolongada, bem como de pós-seca.
A diligência proposta pelo senador Inácio será realizada na sede da Sudene.