Neste sábado, 16 de novembro, a partir das 15h, o Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D’eu, 560, Centro) promove mais uma edição do programa Percursos Urbanos, intitulada “Cada Canto dá um Conto”.
Os participantes serão levados para lugares discretos de Fortaleza. Os pequenos e curiosos detalhes encontrados no caminho servirão de inspiração para a escrita de uma história.
O programa terá a mediação de Fernanda Meireles, graduada em Letras, especialista em Arte-Educação e mestre em Comunicação Social. Ela escreve em zines, livros, jornais, postais, paredes e em obras da Loja sem Paredes.
Para participar desta edição dos Percursos Urbanos, os interessados devem enviar email para o endereço [email protected] ou mensagem de SMS para o telefone 8559-6949.
Trem da história
No mesmo dia, às 13h15, o Centro Cultural também promove passeio de trem pelo Centro Histórico de Fortaleza, dentro do programa Trem da História.
Partindo do CCBNB, o trem percorrerá ruas e avenidas do Centro Histórico da cidade, trazendo à memória fatos de Fortaleza dos séculos XIX e XX.
São 40 vagas para grupos da terceira idade. Os interessados devem solicitar inscrição pelo telefone 8835-9915. Também estão disponíveis 10 vagas individuais, cujas inscrições serão feitas na recepção do Centro Cultural Banco do Nordeste.
Arte Retirante
Às 17h30, Paula Yemanjá apresenta histórias que fazem parte do imaginário universal e convidam a visitar lugares distantes. Os participantes conhecerão alguns contos, mitos, fábulas e lendas do continente africano.
O evento integra o programa Arte Retirante, com atividades fora do CCBNB. Esta edição será no Projeto Cidadão de Futuro (Rua Antonio Diogo, S/N, Praia do Futuro).
Programação Infantil
Encenada pela Cia Pã de Teatro, com texto de Ricardo Guilherme, o espetáculo “A Menina dos Cabelos de Capim” acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste, às 15h. A peça recria a história de uma menina em seu momento de passagem e sua relação com a madrasta. De origem ibérica, o conto nos faz viajar pelo universo simbólico feminino desde a infância, passando pela adolescência até a maternidade na idade adulta.
Ainda no sábado, às 16h, crianças de até 12 anos e seus acompanhantes passearão por ruas e avenidas do Centro Histórico da cidade, em um veículo tipo trenzinho, conhecendo as principais praças e monumentos históricos da região.
Fonte: BNB