Inscrições para o Projovem 2013 continuam abertas


Mesmo após o início das aulas, o sistema de inscrições permanece aberto para os atrasados

As aulas do Projovem Urbano 2013 começaram nas 54 escolas municipais cadastradas. Alunos e alunas que fizeram matricula estão começando a etapa de educação cidadã e elevação da escolaridade, bem como estão recebendo, gradativamente, material escolar. Mas quem perdeu o prazo da matrícula ainda tem uma chance: o sistema de inscrições para o Projovem permanece aberto para os atrasados.

 

É a oportunidade para jovens entre 18 e 29 anos – que não concluíram o Ensino Fundamental – receberem a formação básica e a qualificação profissional inicial, composta de formação técnica geral e técnica específica. A etapa da formação profissionalizante acontecerá nos últimos seis meses (dos 18 meses, ao todo) do Programa. Por isso, ainda dá tempo começar sem grande prejuízo do conteúdo.

 

Interessados ainda podem procurar qualquer uma das 54 escolas cadastradas e apresentar o Histórico Escolar, cópias do RG e do CPF, duas fotos 3×4, uma pasta escolar, a Certidão de Nascimento e o comprovante de residência. Quem fizer o Projovem vai ter direito a uma ajuda de custo de R$ 100,00 (cem reais), material didático, carteira de estudante e fardamento.

As escolas cadastradas podem acessadas neste link: http://www.fortaleza.ce.gov.br/juventude/projovem

 

Profissionalização inicial

A qualificação profissional inicial vai habilitar alunos e alunas nas áreas de “Alimentação”, “Serviços Pessoais”, “Telemática”, “Turismo e Hospitalidade”, “Construção e Reparos 1”. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, sempre no horário noturno (de 6 às 10 da noite) e, aos sábados a cada quinze dias, sempre pela manhã. Ao final do curso, os jovens com aproveitamento escolar recebem certificado de conclusão do ensino fundamental e são encaminhados para o ensino médio ou profissionalizante.

Outra importante vantagem do Projovem é o espaço para as jovens mães, que deixaram os estudos para cuidar das crianças. Durante as aulas, as mães podem levar seus filhos com até oito anos para a escola e contar com o apoio da Sala de Acolhimento. No local, eles permanecem sob a atenção de cuidadores durante todo o horário da aula e ainda recebem merenda.

 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

 

,