O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) solicitou ao secretário-executivo do Ministério da Educação, João Henrique Paim Fernandes, apoio para a abertura de vagas de professores da categoria de ensino básico, técnico e tecnológico para as Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A oferta de vagas sofreu redução drástica nos últimos 5 anos – em 2008, foram abertas 1.299 vagas, e no primeiro semestre deste ano, apenas 286. “A UFC não tem autonomia para contratar professores e nem para fazer a reposição das vagas dos afastados, aposentados e falecidos. Necessita da autorização do MEC, e também do Ministério do Planejamento, para as contratações. Por isso estou empenhado para que seja aberto o concurso”, informa o senador.
O reitor da Universidade, Jesualdo Farias, teme que, com a continuidade desta situação, as Casas de Cultura sejam extintas. Há três anos a instituição aguarda do MEC a criação de banco de professores e seis novas vagas de efetivos, daí o reforço do pedido do senador Inácio Arruda.