ANP oferece bolsas de pesquisa em petróleo e gás


Laboratório Nacional (MCTI) dedica cinco bolsas de mestrado e três de doutorado para estudos em modelagem computacional

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) tem inscrições abertas até o dia 17 de janeiro para bolsas de mestrado e doutorado no programa de recursos humanos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP). No caso do LNCC, as pesquisas envolvem modelagem computacional hidrogeomecânica de reservatórios não convencionais.

Financiado pela ANP, o PRH 50 oferece cinco bolsas para dissertações de mestrado, com valor mensal de R$ 1.640,40, e outras duas para teses de doutorado, com R$ 2.277,90 por mês, nos seguintes temas:

– Desenvolvimento de novas formulações e metodologias computacionais orientadas para simulação de processos avançados de recuperação de petróleo e gás em reservatórios não convencionais;

– Modelagem e simulação numérica de problemas de propagação de ondas em meios porosos. Aplicação à análise de processamentos sísmicos especiais para análise de sinais em bacias com baixa qualidade sísmica;

– Problemas inversos em geofísica: modelagem matemática da interpretação de dados sísmicos em meios com múltiplos níveis de porosidade;

– Modelagem computacional dos impactos ambientais associados ao descarte de água contaminada por produtos químicos utilizada no processo de fraturamento hidráulico em reservatórios não convencionais.

 

Segundo o edital, a seleção dos candidatos ocorre em duas etapas. A primeira leva em conta a documentação encaminhada e a segunda consiste em entrevistas presenciais ou por videoconferência, de 28 a 30 de janeiro.

 

Os pesquisadores selecionados devem ser matriculados no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional do LNCC, iniciado em 2000. Podem concorrer às bolsas candidatos graduados em Matemática, Física, Química, Engenharias, Computação ou outras áreas afins. Os cursos são voltados à atuação tanto na academia como na indústria de petróleo e gás.

 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

,