População contará com debates virtuais em 2014


Etapas municipais antes da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil iniciam em novembro e estaduais, em 2014

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, convocou, nesta quarta-feira (30), a promoção da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil. A etapa nacional é precedida de fases municipais, que ocorrerão no período de 6 de novembro a 31 dezembro, e estaduais, que serão promovidas no período de 1º de fevereiro a 31 de março de 2014. A fase nacional será em Brasília, de 27 a 30 de maio próximo. O tema desta segunda edição é “Proteção e Defesa Civil: Um novo paradigma para o Sistema Nacional”.

Essa é a primeira vez que serão feitas conferências virtuais dentro do evento. A população poderá participar e interagir pela internet, inclusive por meio das mídias sociais, além de convocar conferências livres. As virtuais ocorrerão entre 2 de janeiro a 31 de março de 2014, e as livres de 16 de novembro próximo a 31 de março de 2014. “A sociedade pode se organizar e dizer o que espera da defesa civil. Isso tudo será levado para etapa nacional, onde serão criadas as bases da defesa civil do amanhã”, explica o diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil Nacional, Armin Braun.

Além de avaliar a utilização das diretrizes da 1ª Conferência Nacional, a segunda edição objetiva incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas da proteção e defesa civil, avaliar a ação governamental e propor diretrizes para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. “É um grande momento para escutarmos a sociedade e os órgãos de defesa civil. A ideia é debater esse tema, ouvir opiniões e, com isso, estruturar os caminhos que deverão ser seguidos no futuro”, comenta Armin Braun.

De acordo com o diretor, há uma grande expectativa de participação e de mobilização já para a fase municipal. “Nas etapas municipais, nós ouvimos os municípios e a sociedade civil organizada presente nas cidades, principalmente aqueles elementos que trabalham na ponta, que são responsáveis pela primeira ação de defesa civil”, conta.  “Nas etapas estaduais, trabalhamos com elementos que estão em uma segunda etapa e que apoiam os municípios em suas ações”, afirma.

A organização das fases municipal e estadual depende da convocação do poder público local por autoridade competente. No caso das conferências livres e virtuais, não há esta necessidade e qualquer pessoa pode organizar uma dessas atividades. Para organizá-las e tirar dúvidas quanto à convocação, os interessados podem ligar para o número disponibilizado pela Defesa Civil Nacional: (61) 2034-4012/4014.

 

Fonte: Ministério da Integração

,