Cartões de inscrição do Enem começam a ser distribuídos às 15h de hoje pela internet


Documento reúne informações essenciais para a prova. Ministro recomenda que candidatos consultem e imprimam seus cartões e se planejem para o dia da prova

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quinta-feira que o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2013 pode ser acessado a partir das 15h de hoje (3) no site do Inep.

Mercadante reforçou o conselho para que os candidatos não deixem de conferir as informações do cartão, como o horário, a cidade e o local da prova.

“Todos os anos temos pessoas que confundem nome da escola com nome da cidade, chegam atrasados ou não sabem o local da prova até o dia. É doloroso ver candidatos ficarem de fora por falta de planejamento”, alertou Mercadante.

Outra recomendação importante foi sobre a senha de cadastro no site do Inep. “Guardem o número de inscrição e a senha, que não deve ser entregue para ninguém”, disse.

As provas vão ser realizadas nos próximos dias 26 e 27 de outubro, às 13h do horário de Brasília. O ministro também pediu para que todos os candidatos fiquem atentos a fusos horários e ao horário de verão, que terá começado uma semana antes da prova.

Os cartões começaram a ser entregues pelos correios desde o dia 1º de outubro para o endereço indicado pelo participante no momento da inscrição. A data limite para que os candidatos recebam o material pelo correio é dia 18 de outubro. Pelo site do Inep, também é possível consultar esse cartão e imprimi-lo.

A apresentação do cartão no dia da prova não é obrigatória, mas é recomendada. “O cartão de inscrição contém todas as informações que o estudante precisa para a realização do exame, então por segurança, eu recomendo que todos imprimam a versão disponibilizada na internet”, disse Mercadante, lembrando que a apresentação de um documento oficial de identidade é indispensável.

A edição 2013 do Enem tem mais de 7,8 milhões de pessoas inscritas. A participação neste ano é aproximadamente 25% maior que a registrada em 2012. As provas vão ser aplicadas em mais de 15 mil locais, distribuídos em mais de 1,6 mil municípios brasileiros.

Ao todo, 648 mil pessoas estão envolvidas na aplicação do exame. Vai haver atendimento especial para lactantes (mulheres que amamentam), gestantes, idosos e pessoas com deficiência.

Objetos eletrônicos
De acordo com Mercadante é imprescindível desligar e guardar os aparelhos eletrônicos no porta-objeto para serem lacrados, identificados e guardados embaixo das carteiras. “Candidatos identificados com objetos eletrônicos fora do porta-objeto serão prontamente desclassificados”, avisou.

 

Redação
Entre as principais mudanças para a edição 2013 do exame está o maior rigor na correção das redações. Este ano, a diferença entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos (contra 200 pontos na prova do ano passado). Se houver divergência maior do que o novo limite, a redação passa por um terceiro corretor. Caso persista, a correção é feita por uma banca de especialistas. A estimativa do Ministério da Educação é a de que, com esta alteração no processo de correção, uma em cada três redações seja encaminhada ao terceiro corretor.

A partir desta edição, também está prevista a anulação das redações que apresentem partes do texto deliberadamente desconectadas com o tema proposto. A mudança está prevista com a inclusão do item 14.9.5 no edital do Enem. Bastará uma frase desconectada com o tema proposto, inserida deliberadamente, para que a prova seja anulada.

Outra novidade é a divulgação, no cartão de inscrição, de um telefone pelo qual candidatos com alguma condição especial (gestantes, pessoas com deficiência) serão orientados. Essa edição trará também dois modelos de prova com letra maior – uma com fonte tamanho 18 e outra 24.

Fonte: Portal Brasil

 

,