A oficina tem suas atividades divididas em trabalhos voltados ao corpo, à improvisação e ao processo de criação
As inscrições estarão abertas até o próximo dia 5 de setembro para bailarinos, performers e artistas do corpo em geral (Foto: Gustavo Pellizzon)
A imaginação e a memória impulsionando a experimentação corporal. É a partir deste mote que a professora Denise Stutz realiza o Oficina Corpo Presente, entre os dias 9 e 13 de setembro, na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza vinculado à Secretaria de Cultura. As inscrições estarão abertas até o próximo dia 5 de setembro para bailarinos, performers e artistas do corpo em geral. A oficina tem suas atividades divididas em trabalhos voltados ao corpo, à improvisação e ao processo de criação.
“O objetivo da fase direcionada ao corpo é ampliar a consciência corporal e, a partir desta consciência, tentar entender e criar o sentido ao movimento no tempo e no espaço”, explica Denise Stutz. Quanto à fase de improvisação, a finalidade é ampliar a percepção a respeito do universo circundante, trabalhar de forma coletiva e estabelecer, no coletivo, um processo de autonomia individual.
Na fase do processo de criação, a partir da pesquisa e dos materiais que surgirem durante o processo de improvisação, o trabalho passa a ser direcionado para a composição cênica. O destaque se dará à composição de uma cena, à construção de um sentido e de um pensamento claro através das ferramentas trabalhadas. “O objetivo desta fase é juntar todo o processo para que cada participante tente descobrir qual a questão que o move e a importância do sentido para a criação de uma cena”, elucida.
A oficina é uma ação do Programa Aulas Abertas, da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, que visa proporcionar oportunidades regulares e adequadas de trabalho e aperfeiçoamento técnico-corporal em dança. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição eletrônica – clique aqui – e comparecer, dentro do período de inscrição, à secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro), das 9 às 20 horas, para entrega do currículo e cópia da identidade.
Sobre Denise Stutz
Iniciou seus estudos de dança em Belo Horizonte. Em 1975, junto a outros 10 bailarinos fundou o Grupo Corpo. Trabalhou com Lia Rodrigues como bailarina, professora e assistente de direção. Foi professora do curso técnico da Escola Angel Vianna. A partir de 2003 começa a desenvolver seu próprio trabalho solo apresentando-se em várias cidades brasileiras, na Europa, África e Austrália. Trabalha com o diretor da Rede Globo, Luiz Fernando Carvalho, criando as coreografias e a direção de movimento da minissérie Capitu.
Serviço
Programa Aulas Abertas realiza Oficina Corpo Presente
Professora: Denise Stutz
Data: 9 a 13 de setembro de 2013
Horário: 11h às 13h
Público alvo: bailarinos, performers e artistas do corpo em geral
Prazo das inscrições: de 29/08 a 05/09
Divulgação dos resultados dia 06/09
Fonte: www.fortaleza.ce.gov.br