As produções selecionadas vão ser exibidas em até 1000 diferentes pontos de cultura
Estão aptas a participar da mostra obras realizadas nos países da América do Sul de curta, média ou longa-metragem, finalizadas a partir de 2011 e que abordem temáticas como direitos das pessoas com deficiência, enfrentamento da homofobia, crianças e adolescentes, pessoas idosas, população negra, mulheres, direitos humanos e segurança pública, entre outras. Para inscrever suas obras, os interessados devem preencher a ficha de inscrição no site da mostra e enviar a cópia do filme em DVD para o endereço que consta no regulamento.
Além das mostras nos grandes centros, o evento possibilita que cineclubes, pontos de cultura e outras instituições possam se inscrever e receber o kit da mostra, aumentando assim o alcance do debate. Serão selecionados até mil locais para exibição.
Mostra
A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul está na sua oitava edição e dedica-se a apresentar filmes sul-americanos que discutem temas atuais de Direitos Humanos no nosso continente. A programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos que desde 2008 são também selecionados por meio de chamada pública, além de uma retrospectiva histórica, homenagens e programas especiais.
Fontes: Secretaria de Direitos Humanos