Evento visa capacitação para implementação de ações em áreas urbanas centrais e cidades históricas
Estão abertas até o dia 4 de outubro as inscrições para a oficina Implementação de Ações em Áreas Urbanas Centrais e Cidades Históricas – Desafios para a Reabilitação com Justiça Social. As atividades ocorrerão nos dias 9 e 10 de outubro, em Brasília, no auditório do subsolo da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos.
Os trabalhos vão oferecer debates sobre temas estratégicos e buscar a proposição de alternativas para enfrentar alguns dos obstáculos aos processos de reabilitação em centros urbanos e cidades históricas. Na programação estão palestras sobre reabilitação urbana, questão fundiária, financiamento das ações e participação e justiça social.
A oficina é realizada pelo Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos (SNAPU) e do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC), em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com apoio da CAIXA.
O PAC Cidades Históricas foi criado em 2009 para desenvolver e proteger o patrimônio. Os recursos poderão ser investidos na recuperação e revitalização das cidades, restauração de monumentos e para o desenvolvimento econômico e social e suporte a cadeias produtivas locais.
Para integrar o PAC Cidades Históricas o município, em conjunto com o estado e o Iphan, deve elaborar um Plano de Ação que defina um planejamento integrado, coerente com o Sistema Nacional do Patrimônio Cultural, e com ações sobre o território pactuadas com os diferentes órgãos governamentais e a sociedade.
Fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional