O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Ministério da Cultura (MinC) abriram edital para a seleção de 27 Arranjos Produtivos Locais (APLs) Intensivos em Cultura, um em cada unidade da Federação. Os APLs são aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais com vocação para um conjunto específico de atividades relacionadas aos setores culturais e criativos.
O edital incentivará e fomentará os setores culturais e criativos concentrados nos APLs selecionados. O prazo para inscrição vai até 30 de setembro. Para ser selecionado, o APL deve estar enquadrado em uma das categorias definidas pelo edital. Entre elas estão: Arquitetura e Urbanismo; Artesanato; Artes Visuais; Artes Digitais; Artes de Espetáculo (Dança, Circo, Música e Teatro); Audiovisual (incluindo jogos eletrônicos); Culturas Populares (inclui Cultura Indígena e Culturas Afro-brasileiras); Design; Festas Populares; Gastronomia regional; Moda; Publicações e Mídia Impressa (leitura e literatura); e Turismo Cultural.
Uma empresa especializada será contratada, por meio de processo licitatório, para atuar junto aos APLs selecionados na elaboração de seus planos de desenvolvimento com o objetivo de melhorar a competitividade dos empreendimentos criativos. Além dos planos, os APLs disporão de espaço exclusivo no Observatório Brasileiro de APLs, de redes sociais para aproximar seus empreendedores criativos e gestores públicos e de uma vitrine virtual para divulgar seus produtos e serviços, dentre outros benefícios.
Fonte: Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura – fones: 61 2024 2900 / 2024 2942