Depois de dois espetáculos montados na década de noventa – “Romeu e Julieta”, em 1992 e “A rua da amargura”, em 1994, ambos com concepção e direção de Gabriel Villela, o Grupo Galpão, que é patrocinado pela Petrobras, e possui 30 anos de trajetória, volta à parceria bem-sucedida com o diretor. Desta vez, com a montagem do último texto escrito pelo dramaturgo italiano, Luigi Pirandello, “Os Gigantes da Montanha”. O espetáculo marcará a abertura da edição comemorativa de 20 anos do FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que acontecerá de 7 a 14 de setembro na cidade serrana do Ceará. A apresentação será às 20h30, no pátio da Igreja Matriz, onde em 1992 o grupo mineiro esteve com o clássico “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, em uma célebre apresentação que representa um importante capítulo na história do FNT. Em 2008 o grupo voltou ao Festival, encenando “Pequenos Milagres”, no Teatro Municipal Rachel de Queiroz.
Obra póstuma e inacabada, a peça é uma fábula que celebra a arte do teatro a partir da história de uma companhia decadente que acaba sendo destroçada ao tentar representar seu último espetáculo diante de um estranho público: os misteriosos gigantes, isolados habitantes de uma longínqua montanha. Texto teatral mais longamente trabalhado por Pirandello, “Os Gigantes da Montanha” encerra uma síntese da melhor poesia e das mais contundentes questões em torno da vida e da arte, exaustivamente descritas e perscrutadas na dramaturgia e na literatura do autor.
Previsto para ser encenado em espaços alternativos, praças e parques, como foram as duas montagens anteriores com o diretor, o espetáculo promete atingir grandes públicos das mais diferentes faixas sociais, com uma intensa circulação por cidades de Minas Gerais e do Brasil. Aliando teatro clássico e popular, música executada e cantada ao vivo pelos próprios atores e uma encenação alegórica recheada de magia e encantamento da arte popular mineira, congados, festas folclóricas e personagens populares, a nova montagem do Galpão, com direção de Gabriel Villela, promete reeditar os grandes sucessos de “Romeu e Julieta” e “A Rua da Amargura”, espetáculos premiados que ficaram mais de dez anos em cartaz, encantando os mais distintos públicos nos mais diferentes pontos do país e do exterior.
A noite de abertura será também de Ricardo Guilherme, que abre a Mostra Ceará – FNT 20 anos, criada especialmente para esta edição comemorativa, como uma homenagem a grupos cujas trajetórias registram interseções com o percurso do Festival. O ator, dramaturgo e diretor teatral cearense, que tem uma teatrografia de mais de cem espetáculos realizados, em mais de 40 anos de atividade, retorna ao FNT, às 22h30 no Teatrinho Rachel de Queiroz, com “Flor de Obsessão”, contos de Nelson Rodrigues em um espetáculo-solo com sua atuação e direção, numa produção do Grupo Pesquisa/Teatro Radical.
O espetáculo, que estreou em 1993, reúne três contos de Nelson Rodrigues (Morte pela Boca, Missa de Sangue e Unidos na Vida e na Morte). São contos (publicados na coluna A Vida Como Ela É, mantida pelo escritor nos anos 1950 em alguns jornais cariocas) e mais um prólogo e um epílogo concebidos por Ricardo Guilherme a partir de uma compilação de textos nos quais Nelson Rodrigues explicita os temais centrais de sua obra, ou seja, sua obsessiva predileção por histórias em que o amor e morte se inter-relacionam e se completam.
O XX FNT contará com mostras especiais comemorativas aos 20 anos, e a participação de companhias que marcaram o Festival. Serão ao todo 35 espetáculos teatrais, além de reisados, dramas, cortejo, apresentações musicais e uma série de ações formativas, com toda a programação gratuita.
SERVIÇOS
• “Os Gigantes da Montanha”, direção de Gabriel Villela, com Grupo Galpão (MG) – Espetáculo de abertura do XX FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, no dia 7 de setembro, às 20h30, no pátio da Igreja Matriz de Guaramiranga. GRÁTIS. “Flor de Obsessão”, contos de Nelson Rodrigues em espetáculo-solo de Ricardo Guilherme – Abertura da Mostra Ceará FNT 20 anos, do XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, no dia 7, às 22h30, no Teatrinho Rachel de Queiroz. GRÁTIS. XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 7 a 14 de setembro em Guaramiranga/CE. Contatos: (85)3321-1405, 8634-5960, [email protected]. Site: www.agua.art.br. Blog: www.xxfntguaramiranga.wordpress.com.
GRÁTIS
Fonte: Jornal O Estado
Fonte: