A Casa da Comédia Cearense foi uma das locações do documentário paulista. O espaço abriga cursos gratuitos, biblioteca, teatro de arena, sala de dança e mais
Criada em 2002, a Casa da Comédia guarda um acervo rico do teatro cearense. O espaço cultural recebeu também as filmagens do documentário Ensaio Aberto, dirigido por Luiz Cruz e produzido pelo pesquisador teatral Fabiano Moreira.
A Casa é resultado de um trabalho de pesquisa e documentação do dramaturgo Haroldo Serra, da atriz Hiramisa Serra e do filho do casal, o ator e produtor teatral Hiroldo Serra. O local conta com o teatro-jardim Waldermar Garcia, biblioteca Marcus Miranda, videoteca Orlando Miranda, exposição de figurinos, sala de dança Hugo Bianchi, sala multimídia, acervo de cenários originais de Flávio Phebo, além de uma série de prêmios e homenagens recebidas ao longo dos 56 anos de estrada. “Foi a partir de uma pesquisa sobre o nosso acervo que nos demos conta de que nunca deixamos de nos apresentar um único semestre durante esses anos todos”, afirma Haroldo.
A casa era dos sogros de Haroldo. E antes que fosse alugado, o casal decidiu investir no espaço para que abrigasse o “museu da Comédia”. “Ali, reunimos um grande acervo de livros e banco de textos teatrais de autores cearenses. Também resolvemos abrir cursos gratuitos pra comunidade, fizemos um teatro de arena no quintal e é tudo gratuito. A gente teve apoio do Banco do Nordeste, que ajuda a pagar os professores, e conseguimos transformar o espaço em Ponto de Cultura”, explica Haroldo Serra.
A Casa deixou de ser Ponto há três anos e os salários dos professores e despesas mensais são mantidos de próprio bolso. Com o financiamento, foi possível montar a estrutura da Casa e ofertar cursos de Informação e Prática Teatral, Dança de Salão, Circo e Hip Hop, além de palestras e outras atividades culturais.
SERVIÇO
Casa da Comédia Cearense
Onde: Rua Major Pedro Sampaio, 1190 – Rodolfo Teófilo.
Outras informações: 3214 3679 e
http://www.comediacearense.com.br/
Fonte: Jornal O Povo