Nesta terça-feira (6), data em que a União Brasileira de Mulheres (UBM) comemora seus 25 anos, um dia antes dos 7 anos da conquista da Lei Maria da Penha, a entidade que luta pela afirmação e ampliação dos direitos da mulher realiza em vários estados atividades para marcar a data e demonstrar que a luta do movimento feminista emancipacionista teve avanços mas que ainda tem muito a conquistar.
Abaixo, a relação de algumas das atividades já agendadas. Os demais estados estão se organizando para realização de atividades e participação dos eventos nacionais, tanto no ato em Brasília no dia 12 de agosto como no jantar nacional em São Paulo no dia 26 de agosto.
Rondônia
Solenidade na Câmara Municipal de Porto Velho e encontro de mulheres no dia 24 de agosto, com debates sobre a Lei Maria da Penha e as lutas da UBM.
Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Ato Politico em homenagem aos 25 anos da UBM, nesta terça-feira, às 19 horas, na Assembleia Legislativa. A atividade conta com o apoio do mandato da deputada estadual Angela Albino (PCdoB).
A UBM homenageará outras 10 entidades do movimento feminista local como parceiras de luta da entidade por uma sociedade mais justa, livre do machismo e todas as formas de violência e opressão contra as mulheres.
As gaúchas promovem um ato e jantar na quinta-feira (8).
Amazonas
Nesta terça haverá homenagem na Câmara Municipal de Parintins, feita pela vereadora Vanessa Gonçalves (PMDB). Na sexta (16), homenagem na Assembleia Legislativa pela deputada Conceição Sampaio (PP). Na segunda (26), homenagem na Câmara de Manacapuru pela vereadora Isabel Marinho (PCdoB). E na sexta (30), Ato Público Comemorativo em Manaus, Itacoatiara, Jutaí, Tefé, Maués e Rio Preto.
São Paulo
Realização de jantar nacional no dia 26 de agosto e homenagem às coordenadoras estaduais da Entidade.
Fonte: UBM