A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), unidade do Complexo Hospitalar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, estabeleceram parceria para a realização do teste de Emissões Otoacústicas Evocadas – Triagem Auditiva Universal, mais conhecido como Teste da Orelhinha, nos bebês nascidos na MEAC.
A parceria, firmada em julho de 2013, proporcionará a realização do teste gratuito na MEAC diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, por uma equipe de fonoaudiólogos, garantindo a cobertura do exame para todos os bebês, conforme previsto pela Lei nº 12.303/2010.
Saiba mais: Senado lança campanha de divulgação do Teste da Orelhinha
O Nutep é pioneiro na atenção à saúde auditiva e já realiza o Teste da Orelhinha há muitos anos, antes mesmo que fosse obrigatório. Agora, a partir do convênio com a Secretaria de Saúde do Município, foi possível estender a cobertura do exame para os pacientes da Maternidade-Escola. De acordo com o Prof. Lucivan Miranda, Diretor do Nutep, todas as crianças nascidas na MEAC sairão com o Teste da Orelhinha feito, quer tenham nascidas prematuras, quer sejam recém-nascidas com ou sem complicações.
Importância – Conforme o Prof. Lucivan, observa-se, com o avanço da Medicina e, principalmente, da Neonatologia, no atendimento de recém-nascidos de risco, que a incidência de bebês prematuros tem sido muito alta no Brasil e no mundo – e esses bebês estão sobrevivendo cada vez mais. “Prematuros que antes morriam hoje sobrevivem em decorrência da alta tecnologia de aparelhagem e da formação médica. O problema é que esses recém-nascidos são de alto risco, podendo desenvolver problemas até mesmo pela própria prematuridade, pelas infecções, pelo uso de antibióticos e por intercorrências no período neonatal, como, por exemplo, a icterícia. Daí a importância do exame”, diz.
O Teste da Orelhinha poderá ser feito já nas primeiras horas após o nascimento e será realizado na própria MEAC, com o bebê ao lado da mãe. Uma ficha será preenchida com dados do recém-nascido e, em poucos minutos, já terá sido realizado o teste, sem que o bebê sinta qualquer dor. “Não é um procedimento invasivo, a criança não sente absolutamente nada e o exame tem um grande significado, pois se a deficiência auditiva é diagnosticada precocemente, é possível dar a essa criança uma vida normal”, esclarece o médico.
O Nutep é uma das poucas instituições no Ceará com capacidade de fazer o diagnóstico precoce de problemas auditivos. No caso de o teste constatar algum problema, o Núcleo fornece o aparelho auditivo, indica a realização do implante coclear (procedimento feito no Hospital Geral de Fortaleza) e, principalmente, faz o acompanhamento da criança. “A criança recebe todo o atendimento, garantido pelo Sistema Único de Saúde, uma vez que os aparelhos auditivos são caros e muitas vezes a família não tem condições de comprar”.
Parceria – Para a médica Fátima Maia Alencar, coordenadora interina da área de Neonatologia da MEAC, a parceria com o Nutep é importante porque o bebê já recebe alta com a segurança do resultado do teste; antes, só acontecia em bebês de risco ou prematuros extremos. “O desejo da gente é que todo bebê saia com o teste feito. Antes era realizado próximo da alta do bebê, porque eles podem ter outras alterações que resultem em déficit auditivo. Nos muito prematuros, só vemos essa alteração depois do uso de antibiótico, mas, agora, sendo feito de imediato nos prematuros, podemos fazer um comparativo”, explica.
Conforme Adriana Teixeira, fonoaudióloga da equipe, o exame é realizado pela manhã e o resultado é entregue na ocasião da alta do bebê. Ela acrescenta ainda que, atualmente, essa triagem universal, de ser feita todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados, só está sendo realizada na Maternidade-Escola.
Para qualquer bebê – Segundo o Prof. Lucivan, as mães que tiveram filhos em outras unidades de saúde também poderão se dirigir ao Nutep para realizar o Teste da Orelhinha em seus bebês, “algo que já acontece”, ressalta. A parceria com a MEAC será uma ação contínua e progressiva, e realizará, em média, 900 testes por mês. O Nutep fica na Rua Papi Jr., 1225 – Rodolfo Teófilo. Mais informações pelo telefone (85) 3223 4522.
Fonte: ufc.br