O evento, nos próximos dias 7 e 8 de agosto, terá como tema central “A Gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”
Com o intuito de avaliar a Política de Assistência Social desenvolvida em Fortaleza, nos próximos dias 7 e 8 de agosto, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate a Fome (Setra), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizará a X Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema central “A Gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”, o encontro será realizado no Sesi da Barra do Ceará (Av. Francisco Sá, 6623), a partir das 8 horas.
Em seus dois dias de realização, a X Conferência Municipal de Assistência Social contará com a participação de usuários da política de Assistência Social, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entidades e organizações ligadas à Assistência Social e representantes governamentais, além do público em geral, que realizou inscrição pelo portal da Prefeitura para participar como observador. A expectativa é reunir, ao todo, cerca de 500 pessoas destes segmentos.
O objetivo da Conferência Municipal é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS, discutindo os seguintes eixos: Cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios no SUAS; e Regionalização. Além das discussões, a programação da Conferência conta com apresentações culturais e palestra do professor da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador na área de Política Social, Evilásio Salvador.
As Conferências de Assistência Social são realizadas a cada dois anos, pelas esferas municipal, estadual e federal para avaliar e discutir as melhorias para a Política de Assistência Social. Antes da realização da etapa municipal, a Prefeitura realizou quatro encontros preparatórios, as Pré-Conferências, envolvendo a população de todas as Regionais da cidade. Durante estes encontros, que aconteceram nos últimos meses de junho e julho, os participantes conheceram o tema e aprofundaram os eixos da Conferência e elegerem os delegados para a etapa municipal.
Palestrante
Evilásio Salvador é economista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestre (2003) e doutor (2008) em Política Social pela Universidade de Brasília – UnB. Professor Adjunto na Universidade de Brasília (UnB) na graduação em Serviço Social e no Programa de Pós-graduação em Política Social (Mestrado/Doutorado). Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (PPGPS/SER/UnB). Desenvolve pesquisa na área de Política Social, principalmente nos seguintes temas: políticas sociais, orçamento público, tributação, seguridade social, previdência social e financiamento das políticas públicas.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza