O Estádio Presidente Vargas está de portas abertas, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para os amantes do esporte que queiram visitar o equipamento municipal. A iniciativa pretende apresentar para a população de Fortaleza a história do futebol cearense e o local onde a Seleção Brasileira de Futebol treinou durante a Copa das Confederações Fifa 2013.
No PV, os visitantes podem apreciar a exposição permanente “PV: Corpo, Alma e Coração”, com fotos de clubes cearenses em campo, imagens históricas, como a de Pelé jogando com ídolos do futebol local, além de vídeos que revelam as mudanças do estádio após 70 anos de muita história. Também é possível encontrar peças antigas, como uniformes, armários dos jogadores e, ainda, uma catraca utilizada no PV nas décadas de 1960 e 1970.
Além da exposição, acontece um passeio pelas dependências do estádio. O campo, palco de tantas disputas, os vestiários dos jogadores e a Tribuna de Honra são alguns dos espaços que estão no roteiro da visita, guiada por um monitor.
As visitações individuais ou de grupos (empresas, ligas esportivas, escola públicas e privadas, entre outros) são gratuitas e podem ser agendadas na Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel) pelo telefone 3452.5897.
PV histórico
O estádio Presidente Vargas é um equipamento esportivo público, pertencente à Prefeitura Municipal de Fortaleza, localizado na Rua Marechal Deodoro, 1.187, Fortaleza, Ceará, Brasil. Popularmente conhecido como PV, o estádio foi um Centro Oficial de Treinamento (COT) durante a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 e será novamente na Copa do Mundo FIFA 2014. O estádio foi construído sobre o antigo Campo do Prado, onde eram realizadas corridas de cavalos. Foi inaugurado oficialmente como estádio em 14 de setembro de 1941, mas a primeira partida ocorreu uma semana depois, em 21 de setembro, com o jogo Ferroviário 1 x 0 Tramways-PE.