O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden/MCTI) está realizando a entrega de 112 pluviômetros semiautomáticos em 29 municípios dos quatro estados da região Sudeste. Os equipamentos medem a quantidade de chuvas e destinam-se a cidades que possuem áreas de risco de desastres naturais, principalmente, deslizamentos.
No Rio de Janeiro, serão quatro cidades, totalizando 28 pluviômetros. A distribuição começa nesta quinta-feira (8) em Bom Jardim, Nova Friburgo e Teresópolis. No dia 9/8 será a vez de Petrópolis receber mais equipamentos. Em junho, o município recebeu os primeiros 10 pluviômetros. Em março, um deslizamento de terra provocou a morte de 34 pessoas na cidade.
A ideia é que os instrumentos sejam operados por grupos locais especialmente treinados por técnicos do Cemaden e da Defesa Civil. Assim, agentes comunitários indicados pela prefeitura municipal recebem orientações de como fazer a leitura e como proceder em situações de alerta, realizando, a partir de então, o monitoramento direto das chuvas.
“Essa é uma ação que promove a mobilização e o engajamento das comunidades, além de melhorar a capacidade local de lidar com situações adversas”, afirma a pesquisadora do Cemaden Silvia Saito. “Quando se fala em prevenção, não adianta pensar somente no trabalho da prefeitura e da Defesa Civil. Os moradores também têm que estar envolvidos”.
Histórico
A iniciativa integra o projeto Pluviômetros nas Comunidades, lançado em dezembro de 2012, quando o Cemaden contratou a aquisição de 1.100 pluviômetros semiautomáticos, que serão entregues em todas as regiões do país. Os municípios interessados podem se inscrever para receber os equipamentos no site:http://www.cemaden.gov.br/pluviometros/
A ação é conduzida por meio de parceria entre o Cemaden e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad/MI).
Petrópolis foi o primeiro município a começar a receber os equipamentos. Na semana passada, 15 cidades de Santa Catarina receberam 50 pluviômetros: Brusque; Garuva; Gaspar; Jaraguá do Sul; Luiz Alves; Nova Trento; São João Batista; São José; Itapema; Rodeio; Blumenau; Rio do Sul; Taió; Araranguá; e Nova Veneza.
Nesta semana, será a vez de cinco municípios gaúchos, em um total de 12 equipamentos. São eles: Alto Feliz; Fontoura Xavier; Igrejinha; Rolante; e Novo Hamburgo.
As ações desenvolvidas pelo MCTI dizem respeito ao Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em agosto de 2012.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação