A presidente Dilma Rousseff vai visitar o Ceará em 18 de julho para inaugurar as duas últimas estações restantes do Metrô de Fortaleza (Metrofor). Além das inaugurações, ela participa da formatura de 2,3 mil estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e assina a ordem de serviço das obras do Cinturão das Águas do Ceará.
A primeira etapa do Cinturão das Águas têm 155 quilômetros de extensão desde a chegada das águas do São Francisco no Ceará, na barragem Atalho em Jati, e vai percorrer também os municípios de Brejo Santo, Porteiras, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Juazeiro, Crato e Nova Olinda. A obra deve garantir abastecimento nas cidades do Sul do Ceará em período de seca.
O Metrô de Fortaleza terá 20 carros para atender cerca de 350 mil pessoas por dia. Os trens são elétricos com 40 metros de comprimento e capacidade para 445 passageiros, cada. Os trens podem ser conectados para ficarem com seis carros, dobrando a capacidade de transporte. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora. Ele funciona em fase de teste sem cobrança de bilhete.
Fonte: G1/CE