Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (1º), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) informou que a professora Suely Salgueiro Chacon foi escolhida para comandar a Universidade Federal do Cariri (UFCA), que está sendo implantada na cidade de Juazeiro do Norte (CE).
A professora Suely Salgueiro tem mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Inácio Arruda disse que é significativa essa indicação, porque Suely foi escolhida em lísta tríplice.
– Parabéns a Suely! É uma mulher preparada – elogiou o senador.
De acordo com Inácio Arruda, a nova universidade alcança parte significativa do Nordeste, já que pode atender partes de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Serão investidos cerca de R$ 200 milhões para a instalação da universidade. Enfermagem, Farmácia, Engenharia e Medicina estão entre os cursos oferecidos.
O senador ainda defendeu a implantação do curso de Arqueologia, por conta do potencial arqueológico do Ceará. Ele disse que vai levar de dois a três anos para a universidade funcionar por completo – o que vai demandar a contratação de quase 200 professores e mais 500 funcionários.
– Aproximadamente 700 vagas serão abertas para essa universidade, que já começa grande – comemorou o senador, acrescentando que 140 escolas técnicas estão sendo construídas no estado.
Manifestações
O senador registrou que as manifestações populares das últimas semanas pedem, outras coisas, educação de qualidade e lamentou que infiltrados criem tumultos.
O senador acrescentou ainda que seu partido, o PCdoB, apoia a proposta de um plebiscito sobre reforma política.
Inácio Arruda lembrou que, na reunião que teve com a presidente Dilma Rousseff na última quinta-feira (27), um dos pedidos foi que ela agendasse um encontro com a classe médica. O senador ainda criticou a “direita” do país e o arrocho monetário e registrou a necessidade de mais investimentos na saúde e na infraestrutura da mobilidade urbana.
– As ruas estão dizendo: queremos mais! – afirmou o senador.
Seleção
Inácio Arruda também elogiou a Seleção Brasileira de futebol, que no domingo (30) conquistou a Copa das Confederações ao vencer a Espanha por 3 a 0, em jogo no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Segundo o senador, a história de superação de jogadores como Fred e Neymar são exemplos para a juventude brasileira.
– Foi uma seleção alegre, que jogou com arte e com raça – declarou.
Fonte: Agência Senado