Segundo Inácio Arruda, Foster afirmou que o movimento dentro da Petrobras é para acelerar a instalação da refinaria Premium II no Estado Foto: KlÉber Gonçalves
“O que ela passou para a gente foi de que o movimento dentro da Petrobras é para acelerar a instalação da refinaria”, contou o senador, lembrando que os diretores de Gás e Refino da empresa também estiveram presentes na reunião da manhã de ontem.
Não é de hoje que políticos cearenses agendem reuniões com a presidente da Petrobras como forma de reforçar o apelo do Estado na chegada da refinaria. O empreendimento é prometido pelo executivo nacional desde quando Lula era o chefe de e nunca havia estado tão perto de acontecer como agora.
Terreno
Depois de evento que anunciou reforço para os estados atingidos pela seca, ainda em abril deste ano – quando a primeira parte do terreno localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) foi entregue à presidente -, Dilma Rousseff recebeu do governador Cid Gomes a segunda parte da área na semana passada, quando veio inaugurar a estação do Centro, do Metrô de Fortaleza (Metrofor).
Convite da AL
Depois de o terreno destinado ao empreendimento ser repassado à Petrobras nestas duas ocasiões – uma delas também com a presença de Graça Foster – o momento se desenha propício à concretização do projeto. Mesmo assim, Inácio contou que reforçou o convite do presidente da Assembleia Legislativa cearense, José Albuquerque (PSB-CE), para que Foster venha ao Estado participar de cerimônia em prol da refinaria na casa dos deputados do Ceará.
Desde o início do ano, os parlamentares empregaram uma campanha pública para que a Premium II fosse confirmada e instalada pela Petrobras. “Ela se mostrou com a maior satisfação e disse vir sem problemas se a data não chocar com nenhum compromisso oficial”, disse. A solenidade planejada pela AL tem indicativo para agosto.
No entanto, Inácio também informou de um convite de Foster para o deputado José Albuquerque: “Ela se colocou a disposição para receber o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará lá no Rio de Janeiro (onde fica a sede da Petrobras”.
Sem sócio no negócio
Ainda sobre a Premium II, o senador do PC do B cearense repassou a informação da presidente da Petrobras de que o sócio estrangeiro buscado pelo governo estadual para o empreendimento ainda não foi definido. Mesmo assim, de acordo com afirmação de Inácio, a instalação da refinaria está mantida.
Poços em avaliação
Outro ponto de pauta da reunião do Senador do PC do B cearense com a chefe da Petrobras foi a da avaliação dos poços de petróleo localizados em águas profundas achados pela estatal no litoral do município de Paracuru, no litoral Oeste do Estado.
“Eles estão em uma etapa de discussão para avaliar a viabilidade econômica de se comercializar ou não os poços”, disse.