Fortaleza será a primeira capital do Brasil a receber o mais importante evento científico internacional no campo da Biotecnologia, realizado a cada dois anos em continentes diferentes. Trata-se do 16º Simpósio Internacional de Biotecnologia, a ser lançado amanhã (9), às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com a participação do Reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias.
A UFC é a organizadora do evento, que reunirá, em 2014, cerca de dois mil pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, representantes do setor industrial e agências governamentais. O objetivo é promover e difundir as inovações na área biotecnológica voltadas ao desenvolvimento e bem-estar da humanidade. A expectativa é que cientistas laureados com o Prêmio Nobel também participem, o que será confirmado posteriormente.
O Simpósio terá como tema “A biotecnologia para o desenvolvimento da economia verde”, concentrando-se em assuntos relacionados à Biologia Molecular e à Bioinformática, a agricultura, pecuária, aquicultura, biotecnologia industrial, meio ambiente, medicina tropical, produtos fitoterápicos, programas de cooperação internacional, empreendedorismo e inovação. Junto com os vizinhos da América Latina, todos os esforços serão desenvolvidos para divulgar os resultados do Simpósio e estender os resultados para o desenvolvimento de todos os povos latinos.
O evento é promovido pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), com patrocínio de grandes empresas e corporações nacionais e estrangeiras, bem como do Governo Federal.
Fonte: www.ufc.br