A paixão brasileira pelo futebol não cabe mais nos estádios, nas transmissões de rádio e nas telinhas da TV. Não é de hoje que o esporte preferido da nação ganhou as salas de cinema, mas a iniciativa de promover uma mostra voltada exclusivamente para essa temática é um pouco mais recente.
Durante os quatro dias de festival (hoje, amanhã, 24 e 25 de junho) serão exibidos, na Caixa Cultural, onze filmes envolvendo fatos, personagens, curiosidades, alegrias e tristeza do mundo do futebol: pátria de chuteiras
Presente no circuito cultural do eixo Rio-São Paulo desde 2010, o Festival de Cinema de Futebol CINEfoot encara a prática esportiva como mais do que um jogo. Chegando a Fortaleza pela primeira vez nesta segunda-feira, o projeto foi criado para “levar ao público outras visões sobre uma paixão nacional”, afirma Michelline Helena, produtora da mostra. “É uma outra forma de ver o futebol. Através do festival você conhece fatos que aconteceram, alguns que estão marcados na memória do brasileiro, mas que às vezes não é a forma que ficou no imaginário popular”, diz.
Durante os quatro dias de festival (hoje, amanhã, 24 e 25 de junho) serão exibidos na Caixa Cultural onze filmes envolvendo o tema, dentro ou fora dos gramados. São documentários, ficções e animações que refletem o esporte da perspectiva dos jogadores, dos torcedores e até dos mascotes, com histórias de bastidores e detalhes dos ídolos nacionais, como Garrincha e a seleção canarinho.
Dentre os filmes a serem exibidos, estão o longa francês “Os Rebeldes do Futebol”, de Gilles Perez e Gilles Rof, com depoimentos de cinco ídolos do esporte que se opuseram ao poder e tornaram-se figuras de resistência: Mekloufi, Sócrates, Pasic, Caszely e Didier Drogba; “O Primeiro João”, animação dirigida por André Castelão, que conta a origem do apelido de Garrincha; o documentário “Gaúchos Canarinhos”, do gaúcho Rene Goya Filho, sobre a origem da camisa amarela da seleção brasileira; “1958 – O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil”, do carioca José Carlos Asbeg, uma homenagem ao time que conquistou o primeiro título mundial para o Brasil e “Loucos de Futebol”, do cearense Halder Gomes, um documentário divertido sobre o universo dos torcedores de futebol.
Tributos
Para além da exibição dos filmes, o CINEfoot promove também homenagens a cearenses cujas vidas são intrinsecamente relacionadas ao esporte.
Durante a abertura do evento, o escolhido é o Ferroviário Atlético Clube, que nasceu em berço operário e completou 80 anos de existência em 2013. A premiação será entregue ao presidente do clube, Edmilson Alves Júnior. O time também recebe o carinho em forma de documentário da torcedora e cineasta Denise Luz, com a obra “I Love You, Ferrão”.
“O futebol é uma forma de lembrar o meu avô”, conta Denise. “Eu sempre escutava os jogos com ele no radinho. Ele me deixou o Ferroviário como herança, o filme é uma homenagem e uma forma de lembrar dele”, explica a realizadora. O curta metragem é um filme sobre amor, resistência, lealdade e sobretudo sobre a torcida “que ama o time independente de ganhar ou perder”, afirma a cineasta.
Na segunda noite, a homenagem é feita in memoriam a Fares Lopes, antigo presidente da Federação Cearense de Futebol e esportista que lutou pelo desenvolvimento do esporte no Estado.
Hoje, o nome é o mesmo da competição alternativa ao Campeonato Cearense, que premia o vencedor com uma vaga na Copa do Brasil. O tributo será recebido pelo cantor Fagner, irmão de Fares Lopes, no dia 18.
A terceira homenagem é feita a Dimas Filgueiras, ídolo e ícone na história do Ceará Sporting Club, na noite do próximo dia 24.
Mistura de paixões
Quando se une dois amores tão fortes, como o esporte e o cinema, a diretora Denise Luz revela como um ajuda o outro a se expandir. “Você coloca o futebol no cinema, mas ele vai além”, afirma. “Por trás disso, têm vários outros sentimentos e histórias. É o ser humano mostrando um pouco dele. A gente fala sobretudo sobre sentimentos, sobre pessoas”.
O CINEfoot realiza duas sessões especiais Dente de Leite, destinadas a 300 alunos da rede municipal de ensino, como maneira de levar futebol unido à arte para o público mais jovem. Em 2013, a mostra será itinerante pelo Brasil, visitando as cidades-sedes da Copa das Confederações: Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Belo Horizonte e Salvador.
Mais informações:
CINEfoot tour 2013 Fortaleza.
Dias 17, 18, 24 e 25 de junho, na Caixa Cultural (Rua Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema). Entrada Gratuita. Ingressos retirados na bilheteria do local até a lotação da sala. Capacidade para 160 pessoas. Con tato: (85) 3453.2750