O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, anunciou nesta terça (25) um conjunto ações do Congresso Nacional com vistas a atender os anseios da população que tem se manifestado em massa nos últimos 20 dias. Além de aderir aos cinco pactos propostos pela presidente Dilam Rousseff, Renan disse que o Congresso vai atuar ainda para viabilizar o pacto da segurança pública e o pacto federativo.
Em pronunciamento, o senador Inácio Arruda solicitou a inclusão na pauta emergencial do Congresso Nacional, debate e votação das seguintes propostas: redução da jornada de trabalho (PEC que aguarda inclusão na pauta da Câmara), fim do fator previdenciário ( Matéria já aprovada no Senado e aguardando aprovação na Câmara) e democratização dos meios de comunicação, projetos que aguardam votações nas duas Casas Legislativas. O senador propôs ainda que os recursos dos royalties da mineração sejam destinados à educação.
A lista de projetos a serem votados em regime de urgência foi definida por nesta terça-feira (25) em conjunto com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e lideranças partidárias do Senado, tanto do governo como da oposição.