O governador do Ceará, Cid Gomes, apresentou nesta sexta-feira (21.06) os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) em solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará (CEC), e que reuniu prefeitos, secretários de educação e milhares de estudantes. Durante a solenidade aconteceu a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) e do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5), desenvolvido pelo Governo do Estado.
O senador Inácio Arruda prestigiou o evento, que contou também com a presença do ministro executivo da Educação, Henrique Paim. O ministro parabenizou “o espírito de manifestação pensada” para garantir uma educação de mais qualidade para crianças e os futuros jovens desse Estado, acrescentando “que isso só é possível com essa união entre Governo Estadual, prefeituras e o pulmão desse grande programa, os educadores. O que vemos hoje é que o Ceará respira educação”.
Em seu discurso, o ministro continuou a destacar o Ceará como referência nacional, tanto que o Governo Federal implantou em 2012 o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). “Vamos seguir exatamente o modelo do Ceará, que é um modelo exitoso. O resultado disso já é notório não só nos dados referentes a educação das crianças no estado, mais a nível nacional vemos a notória evolução do Ceará em todas os níveis de avaliação do IDEB. Costumo brincar que essa referência transformou o MEC no Ministério da Educação do Ceará”, reforçou o ministro.
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação avaliou 231.680 crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental de 8.595 escolas públicas em 2012. Os dados serão utilizados como base para o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino. A avaliação permite ainda aos professores, diretores, pais, técnicos e gestores dos municípios um acompanhamento dos indicadores de aprendizagem dos alunos nos primeiros anos da escolaridade.