As mostras ficam em cartaz até 31 de julho, de 15h às 23h
Nos meses de junho e julho, a fim de aquecer a rota turística da capital cearense, duas exposições interativas e multimídia compõem a programação da Fortaleza Junina, evento realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura.
No Estoril, a exposição São João da Memória irá recriar um espaço da memória junina, homenageando aqueles que, de alguma forma, vivenciaram diversas maneiras de brincar os festejos em nosso estado. A exposição acontece em duas salas distintas. Na primeira, grandes televisores exibem depoimentos, que poderão ser ouvidos individualmente. Na segunda sala, televisores suspensos exibirão novos depoimentos em homenagem a Elzenir Colares, nome emblemático para as tradições cearense e para o folclore local.
A Casinha Amarela (ou Instituto Iracema), por sua vez, abre as portas para a exposição Noites de Junho, que prevê situações lúdicas que fazem um contraponto entre o tema junino e a tecnologia. Em cada sala, o visitante poderá vivenciar situações telúricas por meio de cenas que exploram o tema São João e da desconstrução do conceito visual de ícones juninos. Ambas exposições têm curadoria de Tiago Santana, André Scarlazzari, Joe Pimentel e Rodrigo Lima e ficam em cartaz de 13 de junho a 31 de julho, de 15h às 23h, com entrada gratuita.
Gastronomia
Quem estiver curtindo a programação da Fortaleza Junina no Estoril poderá se deliciar, ainda, com um cardápio variado da nossa gastronomia regional. É que, durante o mês de junho, a parte gastronômica do Estoril será ocupada pelo restaurante Colher de Pau.
Edital da área gastronômica do Estoril
O lançamento do Edital de ocupação da área gastronômica do Estoril deve ser lançado ainda no mês de junho de 2013. O Estoril é equipamento cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza e administrado pela Secretaria de Cultura. Foi tombado pelo município em 19 de setembro de 1986, por meio da Lei n°6.119.
Estoril
Dotada de elegância, a Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema, traz consigo um arquitetônico e aconchegante equipamento público, o Estoril. Para os fortalezenses e turistas, os mais saudosos, sobretudo, visitar o local é lançar-se no ambiente da década de 1920.
Na década de 1990, o antigo Estoril foi substituído por uma réplica em alvenaria devido ao desabamento após uma forte chuva. O prédio, coberto por telha marselha, possui dois pavimentos e uma torre. Todo material de acabamento e adorno do imóvel veio da Europa.
Na Segunda Guerra Mundial (anos 40), a família Porto arrendou a residência para norte-americanos que instalaram, no local, um cassino para a diversão de oficiais. Com o fim da Guerra, a “Vila Morena”, como era chamado, foi arrendada por portugueses. O local passou a funcionar como bar e restaurante e foi rebatizado de Estoril (nome de uma cidade portuguesa), tornando-se espaço de debates políticos e encontro da boemia fortalezense.
Serviço
Exposição São João da Memória
Local: Estoril
Dia: 13 de junho a 31 de julho
Hora: 15h às 23h
Fonte: www.fortaleza.ce.gov.br