Atrações culturais como show e exposições ampliam opções para moradores e turistas nas seis cidades-sede da competição
As seis cidades-sede da Copa das Confederações 2013 contarão com outras atividades durante os dias de competição. Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA) receberão apresentações e exposições ampliando a programação cultural local. A iniciativa é do Ministério da Cultura, que firmou parcerias com as cidades. A ação integra o Plano Estratégico da pasta para os megaeventos esportivos que acontecerão no Brasil até 2016 e tem por base vertentes como legado, patrimônios culturais, conteúdos culturais e qualificação.
“As atividades de cultura são importantes para o entretenimento, mas devem contribuir para um maior conhecimento do Brasil, de sua diversidade e riquezas”, disse Jeanine Pires, secretária-executiva do MinC.
Em Brasília, a abertura da Copa das Confederações FIFA 2013, no dia 15, contou com uma festa no gramado central da Esplanada dos Ministérios. No palco principal, além da exibição do jogo Brasil x Japão, passaram o cantor Gusttavo Lima, o grupo de pagode Revelação, a banda de axé Asa de Águia e o grupo de cultura popular do DF, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.
“A realização de grandes eventos no Brasil é uma grande oportunidade para mostrarmos a cultura popular brasileira. Ter esse tipo de espaço é fundamental para os grupos que não têm tanto espaço na mídia. Para nós, ter dividido o mesmo palco por onde passaram outros artistas nacionais é um grande reconhecimento da cultura popular como um todo”, afirmou o líder do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Tico Magalhães.
Exposição em Brasília relembra a conquista da Copa de 1962
Réplica da Taça Jules Rimet, uniformes usados no Mundial, súmulas da partida e peças que homenagearam a conquista brasileira em 62 foram contempladas pelos visitantes da exposição “Cinquentenário da Copa do Mundo de 1962 – Chile” no último dia 13 de junho, no Teatro Nacional de Brasília. A abertura contou com a participação de Zito, Coutinho, Pepe, Amarildo, Altair e Jair Marinho – ex-jogadores da Seleção Brasileira bicampeã mundial em 1962- e, também, de três dos seus adversários na final: Masopust, Jelinek e Stibranyi. Eles foram vice-campeões pela Tchecoslováquia. A exposição fica aberta ao público no Teatro Nacional de Brasília até o dia 27 de junho, com entrada franca.
Programação
A programação cultural das cidades-sede da Copa das Confederações pode ser conferida em:
SALVADOR
O convênio firmado pelo MinC com a Secretaria de Cultura de Salvador – via Universidade Federal da Bahia – transformará coretos da cidade em palcos da cultura popular durante a Copa das Confederações FIFA 2013. A programação, que conta com apresentações musicais, artísticas e artesanato, começa no dia 19 de junho, no coreto da Praça do Alto da Bela Vista, e segue para a Praça São Braz (21/6) e Largo do Dois de Julho (29/6), sempre a partir das 17h.
BELO HORIZONTE
Com o objetivo de ampliar a programação cultural de Belo Horizonte durante a Copa das Confederações FIFA 2013 (15 a 30 de junho), o MinC firmou convênio com a Secretaria de Cultura da capital mineira. O Festival BH Cultura na Copa – que acontecerá dentro do Concentra BH -, na Praça da Estação, terá shows de música, dança, circo, artes visuais, audiovisual com a difusão de grupos e artistas locais.
FORTALEZA
O convênio do MinC com a Secretaria de Cultura de Fortaleza permitirá a ampliação da programação cultural do tradicional Ceará Junino, na Praia de Iracema.
RIO DE JANEIRO
O convênio do MinC com o Planetário do Rio de Janeiro permitirá a produção do filme “O mundo é uma bola”, que será apresentado durante Copa das Confederações e será cedido a outros planetários pelo País.
Fonte: Portal da Copa