Senado quer indicação de Ariano Suassuna para Nobel de Literatura


A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal apreciará requerimento que indica, à Academia Sueca, o nome do escritor paraibano Ariano Suassuna para ao Prêmio Nobel de Literatura -2012. O requerimento de autoria do senador Cassio Cunha será relatado pelo senador Inácio Arruda. 
 
 
Ariano Suassuna é um dos mais reconhecidos escritores brasileiros cuja obra traduz os tipos e o espírito nacionais. Tem-se na obra e na vida do escritor, nascido na Paraíba, uma expressão filosófica que consegue transpor as limitações temporais e de gerações conseguindo atingir todos os públicos, e transportar-se pelos mais diversos e modernos meios de comunicação.  Há traduções de diversas obras do genial escritor brasileiro em inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, holandês e polonês, tornando-as acessível mundialmente e conduzindo a uma análise mais universal da personalidade do povo brasileiro. 
 
 
Saiba mais sobre o Premio Nobel
 
O prêmio foi instituído no testamento do sueco Alfred Nobel, químico inventor da dinamite. O cientista morreu em 1896, deixando a maior parte de sua fortuna à premiação de grandes feitos em diversas áreas do conhecimento. 
 
 
A escolha dos premiados é feita a partir de indicações de acadêmicos, professores universitários, cientistas e políticos de vários países. Dessas sugestões, sai a lista de indicados representando diversas organizações e países.