A melhor forma de comemorar os 286 anos de Fortaleza é discutindo a cidade. Disse o senador Inácio Arruda, durante palestra no Fórum de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, realizado nesta sexta-feira (13.04), por ocasião do aniversário de Fortaleza. A iniciativa foi do Instituto da Cidade, reunindo no auditório da CDL, arquitetos, urbanistas, engenheiros, gestores municipais, estudantes e gente interessada em resolver os problemas da cidade.
Durante sua fala, Inácio Arruda ressaltou a importância do planejamento, questão central do Estatuto da Cidade, que tem como objetivo, garantir o direito à cidade como um dos direitos fundamentais da pessoa humana, para que todos tenham acesso às oportunidades que a vida urbana oferece. “O que queremos é um lugar saudável para se viver”, completou..
O Estatuto, explicou Inácio, é fruto de um grande processo de discussão entre vários setores que atuam no cenário urbano: movimentos populares, órgãos públicos, universidades, entidades técnico – profissionais e por empreendedores privados. “O Estatuto foi uma grande conquista” ressaltou, acrescentando que sua implementação tem que ser democrática, viva, com uma atuação efetiva do Instituto de Planejamento.
Inácio defendeu um planejamento urbano adequado, articulado, que corrija distorções e gere desenvolvimento. “Um bom planejamento aumenta a capacidade de inclusão. Se não houver planejamento, leva quem tem mais, o mais forte”, disse Inácio, informando que, com o uso dos instrumentos legais já disponíveis (constituição, plano diretor, estatuto da cidade), a cidade poderá avançar.